Uma das artistas mais conhecidas no Brasil, Tarsila do Amaral era uma pintora, que se tornou ícone do modernismo brasileiro, e integrou diversos elementos do seu estilo, a cultura latino-americana.
A artista é conhecida mundialmente, e conseguiu produzir obras com identidade própria, que marcam a cultura da época, inclusive usando tendências de arte moderna da Europa, e ao mesmo tempo muitas cores, que era uma característica brasileira.
Uma de suas obras mais famosas, “O Abaporu”, se tornou símbolo do Manifesto Antropófago de 1928 e também um dos quadros mais valiosos do Brasil.
Tarsila do Amaral nasceu em 1886 em São Bernardo, (SP), herdeira de uma família abastada que tinha muitas propriedades rurais. Cresceu com 7 irmãos, sempre ouvindo o pai ler poemas franceses e a mãe tocar piano.
Quando adulta, casou-se com o médico André Teixeira Pinto, que não a apoiava em seu ofício de artista, e exigia que tivesse um comportamento mais recatado e doméstico. Quando sua única filha nasceu, Dulce, foi então resolveu se separar.
Com forte influência de sua família, que sempre a apoiou em sua carreira nas artes, em 1925, seu casamento foi anulado, e voltou para São Paulo. Quando Tarsila do Amaral tomou conhecimento sobre a Semana de Arte Moderna, foi Anita Malfatti quem a apresentou aos artistas modernistas. E então, o grupo dos cinco foi formado, por Anita, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia.
As obras de Tarsila do Amaral tiveram três fases principais, sendo elas a primeira chamada de Pau-Brasil, onde suas obras eram inspiradas em viagens ao Rio de Janeiro, no Carnaval, em cidades históricas que conheceu em Minas Gerais e tinha muita representatividade do Brasil urbano e rural.
A segunda fase foi a antropofágica, de 1928, de onde saíram suas maiores e mais famosas obras. Foi o início de um movimento que teve muitos expoentes dentro do segmento da arte nacional. E, por fim, a Fase Social, que Tarsila do Amaral passou a retratar a desigualdade social, opressão do proletariado, e diversos problemas do capitalismo industrial. O quadro “Operários”, marcou o início dessa fase, mostrando a desesperança dos trabalhadores que sofriam naquela época.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…