Sudeste pode ter “chuva preta” por causa das queimadas no Pantanal

De acordo com os meteorologistas, "o dia pode virar noite" neste final de semana em regiões do Sudeste por causa de uma "chuva preta"

2

Algumas regiões do Sudeste brasileiro podem presenciar uma “chuva preta” nos próximos dias. Pelo menos é isso o que afirmam os meteorologistas do Climatempo nesta quinta-feira (17). De acordo com eles, essa chuva seria resultado das queimadas no Pantanal.

De acordo com esses especialistas, as áreas que podem presenciar o fenômeno são São Paulo, incluindo a capital, Rio de Janeiro, também incluindo a capital e algumas áreas do centro-sul de Minas Gerais.

Ainda de acordo com eles, essa chuva preta pode cair entre a sexta-feira (18) e o domingo (20). Mas não é uma garantia. Ou seja, a queda da chuva vai depender da quantidade de material particularizado que pode vir do Pantanal.

Funciona assim: A fumaça das queimadas vai para o sudeste através dos ventos. Chegando no sudeste essa fumaça se encontra com nuvens de chuva que estão prontas para se precipitar. Em uma explicação mais simples, a chuva cai escura.

Isso não é uma novidade no Brasil. No último final de semana, algumas regiões do Rio Grande do Sul presenciaram o fenômeno. Aliás, isso aconteceu ainda em agosto de 2019 em São Paulo. Na época, a chuva aconteceu por causa das queimadas na Amazônia.

Este ano, no entanto, há uma particularidade. É que São Paulo está registrando recordes de focos de incêndio no interior do estado. Ou seja, a chuva preta pode acontecer não apenas pelas queimadas no Pantanal, mas como as queimadas no próprio estado.

Chuva preta

Além da possibilidade de chuva preta, os especialistas explicam que outros fenômenos podem acontecer. É o caso do céu alaranjado, por exemplo. Os moradores dessas regiões podem perceber que os dias vão ficar com tons mais laranjas sobretudo no final da tarde.

As queimadas no Pantanal já devastaram milhares de hectares de florestas este ano. Ao menos cinco fazendeiros estão respondendo por investigações. A Polícia Federal (PF) está investigando a participação deles no início desses incêndios na região do Mato Grosso do Sul. 

2 Comentários
  1. raquelzem Diz

    E Piracicaba queimada TDS os dias sujeira de cana queimada cisco preto fumaça 🌃 noite

    cisco p

  2. […] a poder receber ajuda internacional. A própria presidente interina Jeanine Añez já sobrevoou a área das queimadas no Pantanal. Ela não deu declarações, mas fez imagens do […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.