Spirulina: O que é, Para que Serve, Como usar?

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A spirulina é uma microalga doce, em forma de espiral, que pertence à família das cianobactérias. A espirulina se usapara fins alimentares (especialmente no México e no Chade), na forma de suplementos, devido ao seu potencial nutricional, ou como corante. Além disso, também se usa na alimentação de animais.

spirulina

O que compõe a espirulina?

A espécie mais vendida de espirulina é a Spirulina platensis. A peculiaridade dessa alga é ser pobre em calorias e rica em nutrientes: proteínas vegetais, carotenóides, ferro, vitamina B12, E, potássio, cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, selênio, sódio, zinco, flúor, ácido gama-linolênico ou mesmo antioxidantes.

Quais são os benefícios da espirulina?

De acordo com um estudo mexicano de 2009, a spirulina tem um verdadeiro efeito cardioprotetor ligado à sua ação sobre os lipídios do sangue. A substância realmente promove um aumento do colesterol HDL (colesterol bom), uma diminuição do colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos.

Os muitos antioxidantes (ficocianina e clorofila, responsáveis ​​por sua bela cor azul-esverdeada) fazem da substância um alimento capaz de estimular o sistema imunológico a meio mastro e conferir-lhe propriedades anti-envelhecimento.

Um conjunto de estudos preliminares sugere um efeito hipoglicêmico da espirulina em pessoas com diabetes não insulino-dependente.

Finalmente, o excepcional conteúdo de proteína a torna muito útil para pessoas subnutridas, vegetarianos ou veganos. Essas proteínas também se acompanham de um teor de ferro muito alto, o que rendeu à espirulina o apelido de “bife do mar”.

Perda de peso

Se a substância tem ativos emagrecedores, mas não faz com que você perca peso. É principalmente o seu alto teor de proteína que torna a espirulina interessante como parte de uma dieta.

As proteínas saciam e ajudam a combater a perda de massa muscular frequentemente associada à perda de peso. No entanto, manter a musculatura é fundamental para manter um peso saudável, pois é ela que queima calorias, mesmo em repouso.

Além disso, outra vantagem da substância na alimentação: sua grande riqueza em minerais e antioxidantes, que permitem superar as carências e manter a forma

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