Sofre de Ansiedade, Insônia e Nervosismo? Veja 7 calmantes naturais que podem te ajudar

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Por conta de todas as problemáticas do Brasil e do mundo, seja pela correria do dia a dia ou por conta da pandemia da covid-19, cresce assustadoramente o número de pessoas acometidas de ansiedade, insônia e nervosismo.

Chá calmante
Foto: reprodução

Nesses momentos de incertezas e a dúvida do que fazer, calmantes naturais têm ganhado destaque por sua eficácia e por ser facilmente encontrados. Aqui listamos 7 calmantes que podem te ajudar, caso esteja sofrendo com algum tipo dos problemas dito aqui ou, até mesmo, queira se manter equilibrado (a) perante as dificuldades do dia a dia.

Podemos começar a nossa lista destacando o calmante natural passiflora incarnata. Conhecida como flor de maracujá, ela é fácil de encontrar e possui diversas propriedades sedativas que ajudam baixar a tensão e melhorar ansiedade, auxiliando em uma boa noite de sono, levando a pessoa a um estado de leveza, serenidade e paz.

No entanto, há também outras opções de calmantes naturais que podem ajudar tão bem quanto a flor de maracujá, veja:

  • Valeriana: a sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva de São-João ou Hipericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;
  • Camomila: tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria;
  • Melissa ou cidreira: tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.

Como preparar um chá calmante

É possível fazer um chá calmante com todas as plantas citadas anteriormente. Veja o passo a passo.

  • Selecione a planta com efeito calmante
  • Adicione 1 sachê ou 20 gramas de planta
  • 1 xícara de água e deixe ferver por cerca de 5 a 10 minutos
  • Depois o chá pode ser consumido duas a três vezes ao longo do dia, ou antes de situações que você saiba que pode te estressar.

 

Com informações do portal Tua Saúde

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1 comentário
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