Enem 2023: Polícia Federal investiga vazamento da redação nas redes sociais / Imagem: Shutterstock
Muita gente reportando problemas com o site do Inep, e com a ansiedade a mil. Isso porque Ministério da Educação (MEC) divulga a partir desta terça-feira (16), os resultados do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para quem não acompanhou, vale mencionar que o mesmo foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.
Muito bem! O acesso às notas do Enem deve ser feito por meio da Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o login único da plataforma gov.br.
No entanto, de acordo com o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros”, aquelas pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas, serão divulgadas somente em março.
Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
Já o espelho com a avaliação das redações do Enem será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados.
Aliás, o MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1.000 pontos. Contudo, existem alguns fatores que podem resultar em nota zero.
A saber, entre esses fatores estão a fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e o desrespeito à seriedade do exame.
É interessante destacar que o tema da redação da prova do Enem 2023 foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Em resumo, a prova de redação exige a produção de um texto em prosa – do tipo dissertativo-argumentativo – sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Sendo assim, o candidato precisava defender um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Além disso, também devia elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com informações da Agência Brasil
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…