Sistema de inteligência de marketing: quais estratégias?

Você sabe quais são as estratégias utilizadas pelas grandes empresas para um bom sistema de inteligência de marketing?

Por definição, chamamos de sistema de inteligência de marketing todo e qualquer conjunto de fontes e de procedimentos que são utilizados pelos administradores para que eles consigam obter as informações diárias necessárias para dentro dos eventos da área de marketing.

Estes eventos de marketing, para quem não sabe, s]ao as informações que tem a ver com a empresa junto ao seu mercado, inclusive o seu setor de marketing. Isso vale para:

  • Fornecedores;
  • Distribuidores;
  • Funcionárias da empresa;
  • Pesquisas na internet;
  • Livros;
  • Jornais;
  • Conversas com clientes;
  • Reuniões com outras empresas.

E dentro de cada uma dessas vertentes, há estratégias para que o sistema de inteligência seja funcional.

Estratégias para o sistema de inteligência de marketing

De acordo com os autores Kotler e Keller, uma empresa pode utilizar várias estratégias para ampliar e melhorar o seu sistema de inteligência de marketing.  Quer saber quais sãos as principais delas? Então dá só uma olhadinha nessa lista:

Motivação da equipe de vendas para localizar e relatar novos acontecimentos

É aqui que entra o famoso cliente oculto. Uma pessoa contratada por uma agência de marketing responsável por se passar por cliente para coletar informações sobre a concorrência.
Conhecer melhor a sua concorrência A empresa pode buscar informações através de representantes, clientes, transportadoras e também ao ter acesso a relatórios da concorrência.

Lembre-se: qualquer busca ou consulta sobre seus concorrentes precisa ser de forma legal e ética.

Feedback online para captação de informações de marketing

Esta é uma das ferramentas mais utilizadas, pois através desses sistemas de inteligência de marketing a empresa consegue coletar um alto número de dados de diversos clientes simultaneamente e de forma automática.

Use e abuse de fontes de dados governamentais

Essas pesquisas são capazes de fornecer para sistema de inteligência de marketing o mapeamento de características sociais, demográficos e econômicos. Inclusive, fornece a estrutura do mercado atual. Além do IBGE, você pode utilizar as pesquisas específicas de mercado como:

  • Abras;
  • Abimac
  • Abia;
  • Febraban;
  • Newsletters setoriais;
  • Boletins especializados.
  • Ter clientes consultivos

Crie painéis de clientes consultivos que podem ser clientes representativos ou de grande porte. Aposte nos mais francos e experientes.

E você? Quais estratégias tem utilizado dentro do sistema de inteligência de marketing? Conta para gente nos comentários.

Daiane Souza

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

3 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago