Sintomas e cuidados com a catapora

0

A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença causada por um vírus que afeta, em sua maioria, crianças menores de 10 anos.

Sintomas

Por isso, a catapora pode apresentar sintomas como: febre, dor no corpo, mal-estar, falta de apetite e as conhecidas bolhas vermelhas que provocam coceira intensa, dor e incômodo.

Transmissão da catapora

Vale dizer que essa doença demora, no geral, de 8 a 14 dias para desaparecer e pode ser transmita por gotículas de tosse, espirro e por saliva, no geral. A transmissão começa 2 dias antes do aparecimento das bolhas vermelhas. Por ser uma doença altamente contagiosa, é necessário que a criança contaminada não vá a escola e evite muita proximidade de outras pessoas saudáveis dentro da casa, principalmente outras crianças.

Cuidados

Portanto, essa doença da catapora é um pouco delicada, pois as coceiras podem ser muito intensas e isso pode aumentar a chance de infecções bacterianas. Então, alguns cuidados para evitar a coceira são:

  • Muita conversa com seu filho, principalmente os mais velhos;
  • Manter as unhas aparadas;
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Banhos e compressas mornas;
  • Anti-histamínicos para aliviar os sintomas e a coceira;
  • Banho de aveia coloidal.

Vacina contra catapora

É importante relembrar que a vacina contra a catapora ainda é a melhor forma de se prevenir contra a doença. Portanto, deve ser tomada entre os 15 meses e 4 anos a vacina tetraviral que inclui a catapora. Apesar de ainda ser possível pegar a catapora após a vacinação, os sintomas serão mais brandos e evitarão possíveis complicações dessa doença.

Já peguei, fico imune?

No entanto, uma vez exposto à doença, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Do mesmo modo, o diagnóstico de catapora é feito pelo médico através do exame físico.

Catapora em adultos

Quando um adulto está com varicela (catapora), tende a desenvolver a forma mais grave da doença, apresentando uma maior quantidade de bolhas do que o normal, além de sintomas como febre alta, dor de ouvido e dor de garganta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seu filho já teve catapora? Conta pra gente aí nos comentários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.