O nascimento dos dentes em bebês causa muita preocupação aos pais, uma vez que os pequenos apresentam alguns sintomas incomuns, ficam irritados e incomodados. Mas não é necessário se preocupar, pois é só mais uma fase que irá passar. Veja aqui os sintomas do nascimento de dentes em bebês.
Ser pai ou mãe de primeira viagem é bastante desafiador, afinal, é preciso cuidar de um ser bastante pequeno e frágil com delicadeza, atenção e tranquilidade. Então, quando o bebê começa a apresentar alguns sintomas, os pais já ficam preocupados.
Mas não é necessário se desesperar, basta conhecer como cada fase funciona para enfrentar os desafios com mais calma. Então, no que diz respeito ao nascimento de dentes em bebês é necessário conhecer bem os sintomas. Veja-os aqui.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, um bebê que tenha de 2 a 3 anos deve possuir vinte dentes de leite na boca. A partir dos cinco anos de idade esses dentes começam a ser substituídos pelos dentes permanentes. Mas até que o dente de leite chegue à cavidade bucal a criança passa por uma série de processos que faz com que alguns sintomas surjam:
É muito comum que os bebês comecem a babar durante o nascimento de dentes. Então, cuide sempre de limpar a boca do seu filho para que a pele não fique irritada. Além disso, é normal que sua roupa também fique molhada com a baba do bebê, então, para ajudar você pode utilizar um pano para cobrir o ombro.
Outro sintoma perfeitamente normal no nascimento de dentes em bebês é a irritabilidade. O dente está tentando irromper a gengiva do seu filho para que possa erupcionar, isso faz com que a região fique inchada, avermelhada, dolorida ou coçando, deixando seu filho bastante irritado. Por isso, se seu filho estiver irritado durante esse período, é normal.
Os mordedores podem ajudar, você pode colocá-los no congelador e dar ao seu filho para ele morder, assim, o gelo irá proporcionar uma sensação de analgesia.
Como a gengiva fica incomodando o tempo todo, os bebês também costumam morder qualquer objeto que encontram pela frente. Sendo assim, não deixe muitos objetos à disposição dos bebês, principalmente objetos sujos ou muito pequenos, que podem fazer com que ele engasgue.
Para evitar que isso ocorra, ofereça ao bebê: mordedores, um pano limpo e úmido, legumes resfriados. Ele também costuma levar as mãos à boca com maior frequência, sendo assim, deixe as mãos do pequeno sempre limpas.
Caso o seu filho não esteja comendo como antes, não se preocupe. É perfeitamente normal que ele diminua a frequência com que se alimentava devido ao desconforto que esse processo gera. Mas se ele começar a passar muito tempo sem se alimentar é preciso procurar um pediatra para ver o que pode estar ocorrendo. Além disso, não deixe de hidratar o seu filho entre as refeições.
Fique atento a todos os sintomas que seu filho pode apresentar no nascimento de dentes, caso os sintomas fiquem muito intensos, leve seu bebê ao pediatra para que ele possa avaliar.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…