Sindicato entra com ação contra Bolsonaro por ataques a jornalistas

2

Nesta quarta-feira (07), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)  entrou com uma ação judicial contra o presidente Jair Bolsonaro. O argumento é que houve danos morais contra o grupo de trabalhadores.

O órgão pede que o mesmo pague R$ 100 mil no processo e que pare de realizar os ataques que faz de maneira liberal. Além disso, pedem que não seja mais divulgado, em seu perfil oficial, informações de contato e nomes de profissionais, algo que já foi comum acontecer. 

Caso a justiça defenda o sindicato, o valor poderá ser doado para o Instituto Vladimir Herzog. Vladmir viveu durante a ditadura que começou em 1964 e foi morto pelos militares, seu corpo foi deixado como se o mesmo tivesse tentado suicídio para que os culpados não fossem descobertos.

Durante a ditadura, todos aqueles que contestavam o governo poderiam ser perseguidos e mortos.  Em suma, o intuito é reforçar a luta pelos direitos humanos no país. 

Dia do jornalista e ataques de Bolsonaro

Hoje (07) é o dia do jornalista e Vladmir Herzog está sendo relembrado novamente pela mídia: ele ainda é presente na rotina destes profissionais.  “O que acontece é que o Bolsonaro é um agressor permanente de jornalistas e do jornalismo em si”, disse Zochi.

“É um conjunto de ações que estimula a violência, de maneira direta ou indireta. A maneira como Bolsonaro se comporta estimula as pessoas que o apoiam a seguirem nesse mesmo caminho. Então vira um incentivo permanente para que os jornalistas sejam agredidos por meio virtual ou na rua”, disse o presidente do sindicato.

Zochi destacou outros pontos que vão além do ataque contra a imprensa que também estão relacionados a machismo e homofobia. Lembrou da jornalista Patrícia que o presidente afirmou que ela “queria dar um furo” relacionando a frase a conotações sexuais. 

O intuito é que o mesmo pare de divulgar vídeos e informações preconceituosas sobre os profissionais. José Arantes, editor de um jornal no interior de São Paulo, já teve a própria casa atacada por pessoas que não concordavam como ele abordava sobre a pandemia. 

Leia mais: Prefeito elogiado por Bolsonaro por ‘boa condução’ na pandemia fez lockdown

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Leia mais: Sindicato entra com ação contra Bolsonaro por ataques a jornalistas […]

  2. […] Leia mais: Sindicato entra com ação contra Bolsonaro por ataques a jornalistas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.