A gravidez é uma fase que a mulher passa por diversas mudanças, tanto físicas quanto psicológicas. Durante as 40 a 42 semanas, em média, o corpo se transforma para oferecer as condições certas para uma nova vida se formar. A medida que o fim da gestação se aproxima, é preciso prestar atenção ao sinais que o corpo manda para reconhecer o momento do trabalho de parto!
O sinal mais claro que indica o início do trabalho de parto são as contrações ritmadas. As contrações, de um modo geral, são comuns durante a gravidez, principalmente nos últimos meses, quando o útero já começa a se preparar para o parto.
Contudo, quando as contrações acontecem em um curto período de tempo e são mais fortes, aí tornam-se um sinal de trabalho de parto. Os médicos aconselham a ir para o hospital quando elas estiverem durando 60 segundos e acontecerem a cada 5 minutos.
Aquele sinal clássico dos filmes! Na vida real, o rompimento da bolsa e vazamento de água pela vagina é sim um indicativo de que a gestante está em trabalho de parto.
Ao contrário das contrações, que causam dor, o rompimento da bolsa não é dolorido e não pode ser interrompido pela mulher. A sensação que a gestante tem é de uma água morna escorrendo pelas pernas.
Em caso de dúvidas com relação a perda do líquido, é aconselhável entrar em contato imediatamente com o médico. Mesmo que não esteja perto da época do trabalho de parto, é preciso avisar o médico, visto que pode ser um indicativo de parto prematuro.
Este também é um claro sinal do início do trabalho de parto, porém mais difícil de notar, visto que é preciso fazer o exame de “toque” para perceber a dilatação.
Leia também:
– Depressão pós-parto X baby blues, veja as diferenças!
– Parto normal: confira as informações e recomendações!
Se tiver gostado das informações do artigo, compartilha ele com alguma gestante, será bastante útil! Para mais dicas de saúde e bem-estar siga o Brasil 123 no Instagram.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…