Sergio Moro (União Brasil), ex-juiz da Operação Lava Jato, foi ao Twitter neste sábado (09) afirmar que Gilmar Mendes, ministro Supremo Tribunal Federal (STF), quer “anular toda a Lava Jato com base em mensagens hackeadas”, uma alusão ao uso de diálogos da Operação Spoofing, que investiga a atuação de hackers que tiveram acesso a conversas de autoridades com o ex-juiz e procuradores da ação.
Sergio Moro lança vídeo com estilo de campanha política
A declaração de Sergio Moro foi feita porque, nesta semana Gilmar Mendes anulou as decisões do processo contra Walter Faria, dono da cervejaria Petrópolis. O empresário foi alvo da operação Rock City, fase 62 da Lava Jato, em 2019.
“Gilmar Mendes quer anular toda a Lava Jato com base em mensagens hackeadas. Aliás, nem proferi decisões nesta operação. O STF e a sociedade vão deixar isso acontecer?”, perguntou Sergio Moro. Em outro momento, ele ainda disse que a anulação do processo contra Walter Faria feita por Gilmar Mendes nada mais é do que “mais um balde de água fria nos brasileiros de bem”.
De acordo com uma reportagem do portal “Metrópoles”, o ministro do STF utilizou diálogos da Operação Spoofing para decidir sobre a anulação. Ainda conforme o site, na visão de Gilmar Mendes, as mensagens mostraram um “acordo espúrio que importa na quebra da imparcialidade do magistrado e na nulidade dos atos praticados”.
Em sua decisão, Gilmar Mendes ainda apontou a “incompetência e nulidade desde a origem dos atos praticados nos autos da operação Rock City” na qual Walter Faria era um dos alvos.
Walter Faria foi uma das pessoas que pediu ao STF que a decisão concedida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse estendida a ele. O petista conseguiu acesso às mensagens apreendidas na Operação Spoofing e que poderiam beneficiá-lo. No final de março, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo pediu que o STF estabelecesse limites do uso das mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing.
Isso porque, de acordo com ela, a reclamação do dono do Grupo Petrópolis “transbordou a sua finalidade para se transformar em verdadeiro meio processual de avanço por sobre as instâncias anteriores”. Na visão da sub-procuradora, o correto deveria ser a extinção e arquivamento do pedido de Lula, o que limitaria pedidos como o feito pela defesa de Walter Faria.
Leia também: Bolsonaro espera herdar parte dos votos de Sergio Moro
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…