Será que USIM5 é uma boa aposta?

0

A empresa Usiminas atua na área de metalurgia e siderurgia. A USIM5 foi fundada no ano de 1965 em Minas Gerais. Os produtos fabricados pela USIM5 são utilizados nos seguintes setores: automotivo, energia, construção civil, naval entre outros. Será que USIM5 é uma boa aposta? Vamos conferir.

Dividendos de USIM5

Nos últimos 12 meses USIM5 vêm registrando um dividend yield de 0,3%. A renda distribuída pela companhia é pequena se comparada com outras ações de diferentes setores.

Uma das explicações para a distribuição pequena pode estar no prejuízo que a companhia possui nos últimos 12 meses.  Mesmo havendo prejuízo na operação, USIM5 ainda vem conseguindo distribuir lucros aos seus acionistas. Isso pode acontecer porque a empresa pode contar com reservas de lucros suficientes para distribuir.

Ao analisar a recorrência dos pagamentos, eu constatei que USIM5 vem distribuído lucros desde 1999, porém, de lá para cá em alguns anos não houve pagamentos. Esses anos foram; 2013, 2014, 2016 e 2017.

Aparentemente, USIM5 parece ser uma boa empresa. Vamos conferir alguns indicadores para consolidar a opinião a respeito da companhia.

Principais indicadores

Segue os indicadores que serão alvos de análise;

  •         P/L – (-28,21)
  •         Margem. Líquida – (-2,4%)
  •         Liquidez Corrente – 2,82
  •         Dívida Bruta/ Patrimônio – 0,46

Tanto o preço da ação dividido pelo lucro quanto à margem líquida estão negativas devido ao prejuízo acumulado que existe em USIM5.

A empresa vem registrando prejuízo nos últimos 12 meses e isso acaba influenciando nos dois indicadores. Como há prejuízos, ambos são negativos. Como há prejuízo com USIM5, os indicadores não são bons.

A liquidez corrente está em um nível interessante. A liquidez de 2,82 mostra que a companhia possui disponibilidades para cobrir mais do que duas vezes as suas obrigações de curto prazo.

Já o endividamento da mesma também está em um bom nível. USIM5 possui uma dívida equivalente a 46% do patrimônio líquido. A dívida existe, mas não é tão grande.

Como estamos tratando de uma companhia que nos últimos 12 meses vêm registrando prejuízos, eu não vejo que USIM5 seja uma boa aposta.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.