Será que FESA4 é uma boa aposta?

1

Depois de realizar uma boa análise de várias empresas do setor de energia, chegou à hora de ver as empresas ligadas a área de siderurgia. A primeira companhia será a Ferbasa. A companhia está localizada no estado da Bahia, sendo que a criação da mesma ocorreu em meados de 1961. Será que FESA4 é uma boa aposta? É isso que vamos ver!

Dividendos de FESA4

As companhias que atuam na área de siderurgia e metalurgia, geralmente não costumam pagar bons dividendos, porém, a FESA4 nos últimos 12 meses até que registrou bom nível de dividendos.

O dividend yield, segundo o site Fundamentus está em 4,2%. Olhando a questão da “recorrência” dos pagamentos, a FESA4 aparentemente vem distribuindo lucros aos seus acionistas desde 2006.

Temos em mão uma companhia que distribui há bastante tempo lucros e tem atualmente uma boa distribuição. Vamos conferir mais indicadores da companhia…

Principais Indicadores

Segue quatro indicadores que vão nos ajudar na análise de FESA4;

  •         P/L – 63,03
  •         Margem. Líquida – 2,2%
  •         Liquidez Corrente – 1,73
  •         Dívida Bruta/ Patrimônio – 0,34

O preço da ação dividido pelo lucro está bem alto. Se você considerar o valor atual da ação e o lucro líquido atual, FESA4 levará aproximadamente 63 anos para conseguir gerar resultado suficiente para compensar o investimento do acionista. Comparando as empresas de energia, o P/L de FESA4 está muito alto.

A margem líquida também está muito exprimida. Com uma margem de 2,2%, a companhia pode facilmente passar do lucro para o prejuízo. Ao menos a margem EBITDA (margem referente a operação da companhia) está positiva. A mesma está em 16,6%.

A liquidez corrente de FESA4 está em um bom nível. Caso a empresa esteja planejando realizar mais distribuições, a caixa não falta.

Já o endividamento da companhia também está bom. FESA4 possui capital de terceiros equivalente a praticamente um terço do seu patrimônio líquido.

Ao juntar todos os dados aqui apresentados eu vejo que FESA4 é uma empresa interessante mas, com alguns dados preocupantes. A margem líquida está muito baixa e o P/L está muito alto

A margem EBITDA está em um bom nível, mas o P/L realmente é alto. De qualquer forma, o FESA4 possui bons números no geral. O negócio é conferir mais empresas do setor e determinar se dentro do segmento siderurgia e metalurgia FESA4 é um destaque ou não.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] de FESA4 nós temos outra três ações na lista, e a ordem é […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.