Será que CSNA3 é uma boa aposta?

0

A Companhia de Siderúrgica Nacional existe desde 1941. A empresa era pública, sendo que no início da década de 90 a mesma foi privatizada. Hoje a CSNA3 possui atuação no exterior (Portugal e Alemanha). Além disso, a CSNA3 trabalha em diferentes frentes, dentre elas a siderurgia, logística, cimento, energia e mineração. Será que CSNA3 é uma boa aposta? É isso que vamos ver agora.

Dividendos de CSNA3

Segundo os dados do site Fundamentus, nos últimos 12 meses CSNA3 não fez distribuições aos seus acionistas.

Ao procurar por distribuições anteriores, encontrei o seguinte; CSNA3 faz pagamentos aos seus acionistas desde 2004, porém, nos anos de 2016 e 2017 a empresa não distribuiu.

Vale destacar ainda que em 2020 houve dividendos, mas o valor era muito pequeno e por isso não foi considerado como dividend yield de CSNA3.

Ao considerar os pontos citados, eu vejo que CSNA3 possui um bom histórico de pagamentos (por mais que a última distribuição tenha sido quase irrelevante).

Principais indicadores

Se CSNA3 conta com um bom histórico de dividendos, chegou a hora de conferir os indicadores da empresa, segue;

  •         P/L – 45,33
  •         Margem. Líquida – 5,7%
  •         Liquidez Corrente – 1,44
  •         Dívida Bruta/ Patrimônio – 7,24

O preço da ação dividido pelo lucro é de 45,33. Isso significa que o investimento em CSNA3 (considerando o valor da ação e o lucro líquido atual) vai proporcionar o retorno completo em aproximadamente 45 anos.

Comparado a FESA4, CSNA3 possui um P/L mais interessante. Mas ainda sim, eu acredito que o indicador está elevado. A margem líquida da companhia é baixa também. Mas comparado a FESA4, está um pouco maior, ou seja, CSNA3 até aqui vem se destacando.

A liquidez corrente está em um bom nível, existem disponibilidades para cobrir as obrigações de curto prazo caso seja necessário. Mas o endividamento está muito alto.

Dentre todas as empresas que já listei no site, eu acredito que CSNA3 é aquele com o maior endividamento (com relação ao patrimônio líquido). CSNA3 tem um endividamento 7 vezes maior que o próprio patrimônio líquido. É muito alto.

Ao juntar todos os dados aqui destacados, eu vejo que CSNA3 possui algumas vantagens com relação a FESA4, porém, ainda sim, os números são ruins. Por isso eu não vejo como uma boa aposta. Talvez, olhando todas as companhias do setor de energia, eu até posso mudar de ideia com relação a CSNA3. 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.