Será que baterias melhores nos persuadirão a usar veículos elétricos?

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Esta semana, o governo britânico anunciou que as vendas de novos carros a gasolina e diesel serão proibidas a partir de 2030 – apenas um sinal entre muitos em todo o mundo de que está em andamento uma grande mudança para a motorização com baixo teor de carbono.

 

Persuasão

 

Na prática, isso significa que milhões de pessoas terão que ser persuadidas a escolher um carro elétrico – e as melhorias na tecnologia de baterias podem fazer isso acontecer.

A última década tem visto grandes avanços na motorização a bateria, com o Tesla do Elon Musk liderando o caminho para mostrar que os carros elétricos não precisam ser feios – e eles não precisam parar a cada 20 milhas para recarregar.

Mas a ansiedade em relação ao alcance dos carros, a disponibilidade de recarga e o custo inicial ainda são problemas para os compradores potenciais.

Colin Herron, um engenheiro automotivo que trabalhou para a Nissan por muitos anos e agora é consultor em tecnologia de veículos de baixo carbono, diz à Tech Tent que há razões para estar alegre com os futuros avanços em baterias. As baterias de íons de lítio são o primeiro alvo.

“Estaremos alterando esta bateria nos próximos quatro ou cinco anos, e a colocação de mais aditivos aumentará em cerca de 20% o desempenho”, explica ele.

 

Primeiro o celular

 

Mas ele diz que o grande salto em frente virá com baterias de estado sólido, que aparecerão primeiro nos telefones celulares e laptops antes de progredir para os carros.

Elas prometem ser uma opção mais segura e mais leve, e os pesquisadores acreditam que podem oferecer uma carga muito mais rápida”.

“Eles estão todos visando 10 a 12 minutos. É isso que eles pensam ser o ‘tempo de parada’, o tempo conveniente para verificar seu e-mail para as pessoas que estão seguindo em frente”.

Herron acredita, entretanto, que todos nós precisaremos mudar a maneira como pensamos sobre o motor na era elétrica: usar trens para viagens mais longas, e manter o carro para viagens locais mais curtas onde não será necessário parar para carregar.

 

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