O que é Selic e CDI? Quais as diferenças?

0

A educação financeira é algo que deveria fazer parte da nossa vida, desde crianças já na escola. Mas se você chegou até aqui, e está buscando por conhecimentos e informações sobre o mercado financeiro e não sabe o que é Selic e CDI, está no lugar certo.

De uma forma bem simplificada, esses dois itens são de extrema importância para você começar a entrar no universo dos investimentos. Por isso, para saber o que é Selic e CDI e entender como o seu dinheiro pode trabalhar para você rendendo juros compostos, continue lendo.

O que é a Taxa Selic?

Sim, a Selic é uma taxa, e significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que traduzindo, corresponde a taxa básica de juros do país. Portanto, ela é usada como um guia para o mercado financeiro operar seus títulos públicos.

Para exemplificar melhor e você entender o que é Selic e CDI, saiba que o governo sempre precisa de dinheiro. Quando isso acontece, e ele precisa arrecadar dinheiro, ele cria títulos públicos, através do Tesouro Direto. Esses títulos passam a ser vendidos dentro do mercado financeiro.

Resumindo, é como se você emprestasse dinheiro ao governo através das compras dos títulos, e ele te devolve esse dinheiro corrigido com juros levando em consideração o valor da Taxa Selic. Quem determina esse valor, é o sistema operacional do equilíbrio de caixa, e uma série de fatores que controla a inflação.

O que é CDI?

O significado da sigla é Certificado de Depósito Interbancário, por isso, ele é um tipo de título assim como os do tesouro direto, só que oferecido pelos bancos. Sim, é dessa forma que os bancos emprestam dinheiro a outras pessoas, pegando dinheiro emprestado de investidores. A única diferença é que eles pagam juros bem menores do que recebem.

O CDI é uma das formas que os bancos têm de cumprir as regras impostas pelo banco central, de sempre fechar todos os dias, positivo. Essa taxa pode mudar todos os dias e é calculada de acordo com Cetip, e fica anunciada todos os dias na página da Bolsa de Valores.

Qual a relação entre os dois?

Se agora você entendeu o que é Selic e CDI, deve estar se perguntando qual a relação que essas duas taxas têm entre si? Ambas incidem sobre transações financeiras, no caso da taxa Selic, já que ela é a taxa mãe, quando ela está baixa, isso também implica nos valores dos rendimentos que também ficam baixos, em todos os títulos públicos, incluindo os CDBs.

Já o CDI quanto mais baixo, menor será a sua rentabilidade. Portanto, é sempre importante negociar esse tipo de investimento, quando ele estiver pagando mais do que 100% do CDI, para que você não tenha um rendimento proporcional ao valor investido. 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.