Seguro desemprego: prazo para pagamento irrita trabalhadores

Prazo para o pagamento do seguro desemprego gera aflição entre os trabalhadores. Assim, o programa que tem por objetivo auxiliar os trabalhadores, pode ser motivo de inquietação com os prazos estabelecidos pelo governo. 

Então, para saber mais sobre este benefício e como ter acesso a ele, continue a leitura até o final que traremos todas as informações necessárias. 

O que é o seguro desemprego?

O seguro desemprego é um auxílio do governo que tem a finalidade de beneficiar pessoas que receberam demissão sem justa causa e faz parte da seguridade social. Desta maneira, o benefício oferece assistência financeira, por um determinado tempo, às pessoas que perderam seus empregos. O valor pode ser pago em até cinco parcelas. Assim como o valor pode variar de acordo com a situação da pessoa que pediu o seguro. 

Qual é o prazo para a solicitação do benefício?

A pessoa que quer receber o benefício deve fazer a solicitação no período de 7 a 120 dias após a rescisão do contrato. Após isso, o governo deve depositar o primeiro pagamento em até 30 dias. Contudo, em alguns casos, a dispensa dos valores pode ocorrer de 30 a 45 dias após o registro do protocolo. 

Por que o prazo para pagamento irrita trabalhadores?

Como vimos, após dar entrada no seguro, ainda é preciso esperar 30 dias para receber a primeira parcela. Desse modo, isso pode causar angústias nos trabalhadores.

Afinal, essas pessoas acabaram de perder o emprego e, pela regra, ainda precisam esperar para ter acesso ao dinheiro do seguro.

Quem pode receber seguro desemprego?

Há algumas especificidades para receber o seguro desemprego, o principal deles é possuir assinatura na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Entretanto, há outros pontos importantes também, como a demissão sem justa causa, bem como não estar recebendo BPC. 

Para receber, há algumas diferenças nas regras conforme a ordem da vez que se solicita. Por exemplo, se é a primeira vez, é necessário trabalhar pelo menos um ano dos últimos 18 meses. Já se for a segunda vez, é preciso trabalhar por nove meses no período do último ano. E por último, se for a terceira vez, é necessário trabalhar apenas nos últimos 6 meses. 

Qual a quantia que os trabalhadores podem receber?

Para realizar o cálculo do valor do seguro desemprego, realiza-se uma média dos últimos três salários que há registro na carteira de trabalho. No entanto, este valor não pode ser menor que o salário mínimo, que este ano passou a ser R$1.320,00.

Como realizar a solicitação do benefício?

A solicitação do seguro desemprego pode ser feita por diferentes meios. Um deles é o site do Portal de Serviços, basta acessá-lo e realizar o seu cadastro. Da mesma maneira pode se realizar pelo aplicativo da Carteira de Trabalho. Ou então, realizar a solicitação através dos meios de comunicação como e-mail trabalho.(uf)@economia.gov.br, substituindo (uf) pela sigla ou abreviatura dos estados. Por exemplo, no Paraná, trabalho.pr@economia.gov.br. Ou então, por meio do telefone ligando na agência do trabalhador da cidade em que se reside ou no número 158. 

E agora, você já acha fácil solicitar o seu seguro desemprego? Os prazos que o governo estabeleceu também te incomodaram? Compartilhe conosco aqui nos comentários. 

Karla Camacho

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