Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo anuncia visita oficial ao Brasil

Mike Pompeo não deve se encontrar com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Ele deve desembarcar em Roraima para conversar com refugiados

0

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou que vai fazer uma visita oficial ao Brasil. Ele chegará ao país ainda esta semana. Mas apesar do anúncio, ele não deve se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro.

Mike Pompeo vai desembarcar no estado de Roraima para olhar as condições da fronteira entre Brasil e Venezuela. Por lá, ele deverá conversar com refugiados da Venezuela e analisará pontos do regime de Nicolas Maduro no país vizinho.

Em nota, o governo dos Estados Unidos afirmou que a visita seria mais uma prova da “importância do apoio dos Estados Unidos ao Brasil e ao povo venezuelano”. Pompeo não deve ultrapassar a fronteira e portanto não vai até a Venezuela.

Seja como for, essa viagem não conta só com o Brasil como destino. Na verdade toda a viagem vai começar na próxima quinta-feira (17). Pompeo visitará o Suriname e a Guiana na sequência. Só depois ele vem ao Brasil.

Mas mesmo depois da passagem pelas terras brasileiras ele ainda irá para outro lugar. Ele vai até a Colômbia. Em Bogotá, ele tem uma reunião com o presidente do país, Ivan Duque. Duque, aliás, é um dos grandes críticos do regime de Nicolás Maduro.

Mike Pompeo

Mike Pompeo ocupa um dos cargos mais importantes para hierarquia política dos Estados Unidos. Esse cargo aliás já foi de conhecidos nomes como Hillary Clinton, John  Kerry e Condoleezza Rice. A maioria já realizou muitas viagens ao Brasil.

Vale lembrar ainda que essa pode ser a última vez que Mike Pompeo visita o Brasil. Para isso, basta que o presidente Donald Trump perca a eleição presidencial daqui a menos de 50 dias. Ou ainda o próprio Trump pode optar por mudar o secretário após uma reeleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.