Saúde mental e emocional: Como garantir uma boa memória

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Há diferentes formas de cuidar da saúde mental e emocional e garantir o bom funcionamento de nossas memórias.

Portanto, para funcionar com eficácia, nosso cérebro precisa de estimulação constante. Quanto mais ele trabalha, melhor fica.

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Cuidados com a saúde mental e emocional: Pratique esportes

O esporte tem uma influência benéfica nas habilidades necessárias para pensar e desenvolver estratégias.

Os efeitos são mais marcantes em quem treina regularmente por pelo menos 30 minutos diariamente, há seis meses.

O movimento faz bem ao coração e às artérias, que fornecem oxigenação e alimento ao cérebro, dois fatores essenciais para o seu bom funcionamento.

Comer peixes e sementes de linho

A gordura saturada, a causa da aterosclerose (estreitamento dos vasos sanguíneos e má circulação), é ruim para o cérebro. Portanto, é essencial limitar o seu consumo.

Nosso cérebro anseia por gorduras poli insaturadas que contêm ácidos graxos essenciais para neurônios saudáveis. Estes são os famosos ômega 3 e 6.

No entanto, um excesso de ômega 6 aumenta o nível de prostaglandinas, substâncias que podem causar inflamação das paredes vasculares. Dessa forma, leva à formação de coágulos no sangue.

Beba muita água

Beber ao menos 8 copos de água diariamente também é um fator importante nos cuidados da saúde mental e emocional. Se você pratica esportes ou vive em lugares com calor extremo, é importante beber ainda mais.

Café, chá e álcool não contam! Eles são, na verdade, diuréticos e nos fazem perder água.

Assim que você sente sede ou começa a ter dor de cabeça, já está desidratado. Portanto, não ignore esse sinal e beba água.

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1 comentário
  1. […] Contribui para melhor transmissão dos impulsos cerebrais. Dessa forma, auxilia na memória e […]

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