A saúde do fígado é obtida a partir de uma dieta equilibrada. O que é ruim para o fígado parece óbvio: devemos limitar o álcool, alimentos muito ricos em açúcares e gorduras, e evitar o consumo de produtos industrializados ou processados, muitas vezes ricos em aditivos.
Uma dieta mal balanceada tende a cansar o fígado. Por conseguinte, ele não consegue mais fazer seu trabalho corretamente. Isso compromete, portanto, as funções bioquímicas e metabólicas essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Os alimentos ricos em antioxidantes, minerais (magnésio, cálcio, fósforo, ferro) e vitaminas (A, B e C) são benéficos para o fígado. Eles ajudam a limpar as toxinas e protegê-lo contra doenças hepáticas.
Ao contrário do que se possa pensar, o chocolate, desde que amargo e com um teor de cacau superior a 70%, faz bem ao fígado. O magnésio que contém tem um efeito protetor neste órgão.
Além disso, é muito rico em antioxidantes, o que permite retardar o envelhecimento das células hepáticas, bem como livrar-se de certas toxinas e limitar a inflamação. Essas substâncias, portanto, também têm virtudes antidepressivas e energizantes.
As oleaginosas são extremamente ricas em fósforo, um sal mineral muito benéfico para a saúde do fígado. O fósforo ajuda os lípidos na metabolização, portanto, digestão e quebra das gorduras, impedindo-os de se acumular no fígado.
Antes, o leite era um alimento nobre. Hoje, ele tem menos reputação por ser considerado muito gorduroso e difícil de digerir. Como resultado, as pessoas são extremamente deficientes em cálcio, um nutriente essencial para o treinamento e ossos e dentes fortes, coagulação do sangue, condução nervosa, liberação de hormônios.
O chá, especialmente o chá verde, é muito rico em antioxidantes. Essas moléculas permitem ativar e desintoxicar o fígado, reduzindo assim o risco de desenvolver doenças hepáticas (fibrose, esteatose , hepatite, etc.).
Além disso, seu teor de polifenóis, conhecido por suas propriedades antioxidantes, ajuda a reduzir o nível de lipídios no sangue e melhora a saúde cardiovascular. É também um bom agente anticâncer que pode diminuir particularmente o risco de câncer de fígado.
As frutas vermelhas, como a groselha preta, o mirtilo ou o morango, são particularmente ricas em vitamina C. Já que são benéficas para melhorar a saúde do fígado e agir contra a oxidação das células, em particular as do órgão.
Portanto, consumir essas frutas diariamente reduz, portanto, o risco de inflamação e danos às células do fígado.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…