O FGTS além de inovar nas modalidades de saque, também inovou na forma de movimentar a conta do fundo, criando o saque digital do FGTS. Assim, essa nova maneira de sacar os valores ganha praticidade, conforto e segurança. Tornando, portanto, o processo cômodo e ao mesmo tempo ágil.
Esse texto traz as informações mais relevantes sobre as modalidades de saque do FGTS e também tudo sobre essa forma prática de movimentar o saldo de sua poupança trabalhista. Para ficar antenado com essa funcionalidade, continue a leitura até o final!
Para realizar o saque digital do FGTS é necessário que o beneficiário tenha o aplicativo próprio do fundo. No entanto, pode-se encontrar o app facilmente tanto na play store para Android, quanto na app store para IOS. Desse modo, basta realizar o acesso ao aplicativo para fazer a consulta dos valores disponíveis e solicitar o saque. O trabalhador deve indicar uma conta podendo ser de qualquer agência bancária, contudo é necessário que a conta seja de sua titularidade.
Todo o processo pode ser feito de forma 100% online, não havendo nenhuma necessidade de comparecimento às agências bancárias, essa forma de movimentar o saldo da conta FGTS está disponível desde o mês de fevereiro do ano de 2020.
Existem várias modalidades de saque do FGTS. Sendo assim todo trabalhador que tem direito ao saque em qualquer uma dessas modalidades, também terá direito ao saque digital.
Em outras palavras, essa funcionalidade portanto está à disposição de todo trabalhador que tenha direito previsto na lei para movimentar o saldo da sua conta.
Conforme mencionamos anteriormente, existem várias modalidades de saque do FGTS. Cada uma delas atende momentos específicos da vida do trabalhador. Contudo, é importante ressaltar que inicialmente esse fundo foi criado para ser um socorro nos momentos de demissão sem justa causa.
Desse modo, o saldo acumulado nessa conta serviria para manter o trabalhador até a sua alocação em um novo emprego. Sendo essa a forma mais tradicional e a mais antiga de saque. A mais recente modalidade teve sua criação no período da pandemia. Assim, ela teve como objetivo socorrer aqueles trabalhadores que enfrentavam alguma crise financeira, em consequência das medidas de isolamento social.
O saque rescisório é aquele que acontece quando existe a demissão sem justa causa e o trabalhador pode sacar todo o montante existente em sua conta do fundo.
Essa além de ser a modalidade mais antiga, é também a mais habitual entre os trabalhadores.
O saque-aniversário é a mais recente modalidade do fundo. Inclusive, também é possível fazer o saque digital do FGTS na modalidade aniversário. Conforme mencionamos, ela foi criada no período da pandemia.
Nesse modelo, o trabalhador pode sacar partes do saldo existente na sua conta do FGTS uma vez por ano usando como referência a data de seu aniversário.
Entretanto, quando o trabalhador opta por essa modalidade, ele deixa de ter direito ao saque rescisório. Sendo assim, caso haja a demissão o trabalhador continuará realizando o saque nessa modalidade que escolheu, ou então terá que cumprir o prazo de carência sem movimentar a conta por dois anos para retornar para a modalidade tradicional.
Então, você concorda que é prático e seguro movimentar sua conta através do saque digital do FGTS? Comente conosco.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…