A mais recente modalidade de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o Saque Aniversário do FGTS, vem causando polêmica quanto a sua permanência ou extinção. Essa forma de movimentar a poupança trabalhista teve sua criação no período de crise da pandemia, como forma de socorrer os trabalhadores.
O governo até já cogitou a possibilidade de extinguir a modalidade, porém houve resistência por parte de alguns parlamentares de oposição.
Enquanto isso, o fundo vai cumprindo seu papel de suma importância para os milhões de trabalhadores que exercem suas atividades de maneira formal. Pois o FGTS é um direito que o regime CLT garante a quem trabalha com registro em carteira de trabalho.
Entretanto, o que desperta a atenção dos participantes do fundo é a possibilidade de fazer a antecipação de até 10 parcelas do valor do seu saldo.
Quer entender melhor essa possibilidade? Continue a leitura do texto até o final!
Primeiramente cabe reforçar que o Fundo de Garantia é apenas mais um entre muitos benefícios que o trabalhador com registro em carteira, sob o regime CLT possui. Entre os muitos benefícios dessa categoria estão:
Todos esses benefícios servem para dar segurança aos trabalhadores em momentos específicos. Assim
também acontece com o FGTS, que tem a responsabilidade de garantir renda em momentos delicados da vida do trabalhador. Sendo assim, o saque do FGTS somente acontece naqueles momentos de maior necessidade financeira, a exemplo da rescisão de contrato de trabalho sem justa causa. Também é importante salientar que embora exista diversas possibilidades de saque do benefício, na maioria delas o saque é de apenas parte do saldo.
Conforme mencionamos anteriormente nesse texto todo cidadão que possui atividade laboral formal, pode acessar uma grande variedade de programas. Entretanto, para garantir a formação do saldo dessa poupança trabalhista, existe o depósito de uma porcentagem do salário no Fundo de Garantia.
Assim, na hipótese de uma demissão sem justa causa, o trabalhador terá direito a sacar a verba referente a esse benefício. Além disso, existe uma maneira do trabalhador fazer a antecipação desse saque, entretanto isso seria uma forma de empréstimo.
Contudo, ao sacar as parcelas com antecipação. O trabalhador pode encontrar juros bem acessíveis, abaixo do que se pratica no mercado atualmente. Outros fatores que chamam a atenção são a rapidez, facilidade e segurança da operação.
Por fim, para conseguir a antecipação, o primeiro passo é optar pela modalidade de saque aniversário do FGTS. Depois, é preciso autorizar os bancos a fazerem a consulta do seu saldo. A saber, você pode cumprir ambas essas etapas pelo app do FGTS.
Assim, através de diversas empresas de crédito, como a Caixa, a Meu Tudo, a Safra e o C6 Bank, por exemplo, você pode conseguir fazer a antecipação.
Além disso, o empréstimo é prático e pode ser realizado pelo celular. O trabalhador também pode simular o empréstimo através do link da empresa, para decidir se realmente é uma boa opção.
Se você ficou interessado na antecipação de parcelas do saque aniversário do FGTS, aproveite a oportunidade para fazer a sua simulação. Volte para mais informações.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…