São Paulo volta à fase amarela nesta segunda-feira (28)

O estado volta à fase amarela da quarentena imposta com o intuito de frear a disseminação da Covid-19. Nos últimos dias, somente os serviços essenciais puderam funcionar

1

O estado de São Paulo dá adeus, temporariamente, à fase vermelha da quarentena nesta segunda-feira (28), voltando para a etapa amarela da classificação. A medida havia sido imposta pelo governo com o intuito de frear a disseminação da Covid-19. Nos últimos dias (25, 26 e 27 de dezembro), somente os serviços essenciais puderam funcionar– o comércio que teve de fechar as portas já pode reabrir até a próxima quinta-feira (31).

Leia também: Bolsonaro volta a atacar a vacina Coronavac e nega corrupção

Na semana passada, o governo de São Paulo determinou medidas de endurecimento da quarentena. Dessa forma, houve o aumento nas restrições de funcionamento de bens e serviços em todo estado durante o Natal e, haverá, também, durante o réveillon.

Agora, a fase vermelha retornará somente nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro. De todas as cidades do estado, somente uma não voltará à fase vermelha após o dia 3 de janeiro: Presidente Prudente.

Atualmente, devido ao crescimento nos casos e falta de leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI), a região ficará na fase vermelha até a próxima reclassificação, prevista para o dia 8 de janeiro.

Cidades que não cumpriram determinação 

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, das 645 prefeituras paulistas, 626 seguirão o plano seguiram a determinação. Já as outras 19, a maioria do litoral, poderão ter problemas sérios por conta do não cumprimento da regra.

Segundo Marco Vinholi, em entrevista ao canal “GloboNews” na tarde de ontem,  domingo (27), o governo de São Paulo enviou uma lista ao Ministério Público (MP) com os nomes das cidades que optaram não por seguir a determinação do governo estadual.

Ainda conforme ele, as 19 cidades serão notificadas e poderão responder judicialmente pelo descumprimento da determinação imposta. São Paulo é o estado com mais mortes decorrentes da Covid-19. Até a última atualização oficial do governo, a região brasileira somava 1.426.176 casos do vírus e 45.863 mortes.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.