Saiba usar a Carteira de Trabalho digital

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Desde de setembro do 2019 as tradicionais carteiras de trabalho físicas deixaram de ser emitidas. Atualmente, todas as movimentações de contrato e dispensa são registradas na Carteira Digital, podendo ser consultadas pelo aplicativo ou diretamente no site.

Com a Carteira Digital, em poucos cliques o trabalhador poderá consultar todo o histórico trabalhista, como salários e até seu direito de férias.

Ainda é possível que o trabalhador demitido tenha acesso a todos seus direitos após deixar o trabalho, tudo detalhado dentro da plataforma.

A carteira possibilita acompanhar a situação do seguro-desemprego, abono salarial e até mesmo o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, sendo este último uma medida que dava ao empregador o direito de reduzir a jornada de trabalho do seu funcionário durante a fase crítica da pandemia, para que assim não houvesse demissão em massa nesse período do ano.

Acesso a carteira digital 

Para começar utilizar a Carteira Digital, o trabalhador deve primeiro realizar um cadastro no site do Serpro e preencher um formulário com informações simples como CPF, nome completo, nome da mãe, local e data de nascimento.

Após inserir os dados, a página irá redirecionar o formulário com perguntas referentes a sua carreira trabalhista. Logo em seguida ao preenchimento do formulário uma senha temporária será gerada.

Esses são os passos obrigatórios para Carteira Digital ficar disponível no site do Ministério da Economia ou pelo aplicativo, disponíveis para os sistemas Android e IOs.

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