Saiba tudo sobre bronquite

0

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. A princípio, se instala quando os cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos. Isso provoca, principalmente, tosse.

A doença está intimamente relacionada ao tabagismo. Contudo, não fumantes podem ser atingidos se mantiverem contato permanente com poeira, fumaça ou poluição intensa.

Tipos de bronquite

Pode-se dizer que a bronquite pode ser aguda ou crônica. Neste sentido, a diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas na aguda; e na crônica não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais.

Ou seja, a aguda é causada por uma infecção respiratória viral e melhora por conta própria. Já a crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, como por exemplo, a pneumonia.

Causas

Em outras palavras, a bronquite costuma acompanhar uma infecção viral respiratória, mas em alguns casos pode ser resultado de uma infecção bacteriana. Por exemplo, outros fatores de risco também incluem o contato com poluentes químicos e ambientais.

Do mesmo modo, quando a bronquite alcança o nível mais crônico pode acabar aumentando o risco de outras infecções respiratórias, como é o caso da pneumonia. O cigarro é considerado o principal responsável pelo agravamento da doença, daí a bronquite ser conhecida também como “tosse dos fumantes”.

Sintomas

Como já dito anteriormente, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Por exemplo, na aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade.

Febre não é comum e serve para distinguir o quadro de outras infecções do pulmão, como a pneumonia.

Outros sintomas:

– Ronco ou chiado no peito;
– Fadiga;
– Dificuldade para respirar e falta de ar;
– Febre e calafrios;
– Desconforto no peito.

Então, veja mais sintomas aqui.

Asma x bronquite

A bronquite tem desencadeante infeccioso e duração limitada. A asma é recorrente, vem ao longo da vida em várias crises que podem ser deflagradas tanto por infecções como por fatores externos do ambiente.

Fique atento e procure um médico em caso de sintomas.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.