A solução para as filas do INSS ainda não chegou definitivamente, contudo houve a implantação de várias medidas em busca de mitigar o problema. Uma dessas medidas é o mutirão do BPC.
Nessa ação, a autarquia pretende analisar solicitações do Benefício de Prestação Continuada. Pois entre os requerimentos que aumentam essa fila está também essa demanda. O objetivo da ação é reduzir a fila de espera que atinge a marca de 1,7 milhão de requerimentos em estoque no Instituto de Previdência. São muitas as iniciativas do governo no sentido de buscar uma solução para essa situação caótica, contudo vários fatores influenciam nessa demora de atendimento.
Quer entender melhor como funciona o mutirão do BPC? Continue a leitura do texto até o final!
Primeiramente cabe informar que o pagamento desse benefício se destina a pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos, e também a PCDs (pessoas com deficiência) que não apresentam capacidade para o trabalho.
Além disso, é preciso ter cadastro no CadÚnico, e obter renda familiar per capita de no máximo 1/4 do salário mínimo. Quem se enquadra nesses critérios, pode buscar junto ao INSS esse direito, através de requerimento solicitando o benefício social.
A responsabilidade por analisar o pedido é do Instituto Previdenciário, por meio de documentos e da consulta médica pericial de indivíduos com deficiência incapacitante para o trabalho. Dessa forma, através da perícia, é possível fazer a comprovação da necessidade de recebimento da ajuda financeira mensalmente. Para ter o direito a esse recurso é necessário que o médico o perito conclua que a condição que o solicitante apresenta, realmente gera impedimento de exercer uma atividade financeira.
A etapa que o mutirão do BPC pretende agilizar na próxima semana é justamente a perícia médica. A iniciativa tem previsão de acontecer nos próximos dias 5 e 6 do mês de agosto. A ação deve ocorrer na agência de Macaé, que fica no Norte Fluminense (RJ).
O endereço dessa unidade é a Rua Francisco Portela, n⁰ 569, no Centro da cidade. Também haverá atendimento via mutirão na agência de Duque de Caxias, com localização na Rua Marechal Deodoro, n⁰ 1.119, o bairro onde fica essa unidade é o Jardim 25 de Agosto.
Por fim, quem fez a solicitação do BPC e ainda não obteve um parecer, pode procurar o mutirão do BPC feito pelo INSS. Atualmente, o tempo de análise e resultado desse benefício está atingindo 180 dias. Todavia a pretensão do governo é conseguir diminuir esse tempo para no máximo 45 dias, e a perspectiva é de atingir essa meta até o final deste ano.
Cabe salientar que na unidade de Macaé não serão realizadas consultas periciais, esse procedimento é somente na agência de Duque de Caxias. Dessa forma, a orientação é que o solicitante que conseguir fazer o agendamento presencial na unidade deve comparecer munido de todos os documentos comprobatórios dos critérios que visam garantir o recebimento do benefício.
Agora que você está sabendo dessa oportunidade de agilizar seu requerimento através do mutirão do BPC, não perca tempo e corra atrás de seus direitos. Volte para mais informações.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…