O tempo de espera para concessão de benefícios do INSS sempre fez parte de todos os serviços, porém nos últimos meses beirou o caos. Contudo, após algumas medidas alguns serviços estão voltando à normalidade e já existe até possibilidade de liberação em 12h da pensão por morte.
Embora o tempo de tramitação dos requerimentos sofresse variação de acordo com a complexidade da solicitação, a realização do atendimento ocorria em um prazo aceitável. Entretanto, com os problemas que a autarquia vinha enfrentando, esse tempo foi se ampliando e gerando estoque de requerimentos no Instituto.
Foram muitos os problemas que contribuíram para o aumento no tempo de espera e ampliação nas filas, a exemplo da falta de servidores. Também foi responsável pelo problema o fechamento de agência no período da pandemia.
Quer saber mais sobre essa possibilidade de concessão rápida da pensão por morte? Leia o texto até o final!
Primeiramente cabe ressaltar que essa liberação em 12h da pensão por morte se trata de um caso específico. Todavia, no mês de junho, o Instituto de previdência passou a conceder de modo automático a pensão por morte, e essa medida foi responsável por essa agilidade do caso.
Nesse sentido, o objetivo da autarquia em conceder automaticamente a pensão é provocar a redução da fila de espera pelo benefício. Pois, no quinto mês do ano, chegou a 132.523 o número de solicitações via requerimento.
O caso que mencionamos, é de uma viúva do estado da Bahia, que após um mês de falecimento do esposo, solicitou o benefício pelo aplicativo. Como o cadastro da requerente estava em dia, a liberação do benefício ocorreu em 12 horas de modo quase automático.
Afinal, foi possível conceder o benefício de forma tão ágil porque a certidão de casamento dessa segurada e de seu esposo tinha registro no Sirc (Sistema Nacional de Informações de Registro Civil) e após a morte do marido se incluiu também a certidão de óbito nesse mesmo sistema.
Assim, ao cruzar as informações na base governamental, facilitou o trâmite, uma vez que os sistemas do INSS e do Sirc eram integrados.
De acordo com a autarquia, para conseguir a aprovação de modo automático, semelhante ao que deu origem a liberação em 12h da pensão por morte. De maneira especial em requerimentos que solicitam aposentadoria, a informação correta de todos os dados referentes ao histórico de trabalho são primordiais. Entre os dados que exigem informações precisas estão:
Ainda de acordo com informações do órgão previdenciário, os casos mais recorrentes de dados que não são informados de maneira correta no Meu INSS são:
Agora que você sabe que as informações corretas e atuais influenciaram a liberação em 12h da pensão por morte, mantenha seus dados em dia no INSS. Volte para mais informações.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…