Depois dos 40 anos, o pensamento das pessoas se volta para a aposentadoria, para uma vida mais estável e sem tanta preocupação. Por isso, hoje nós indicaremos quando você vai se aposentar conforme a sua idade.
A Reforma da Previdência ocorreu em 2019, e mexeu com todos os planos dos brasileiros no que se refere à aposentadoria. Os fatores como idade e tempo de contribuição, interferem diretamente na concessão da aposentadoria, contando com 7 tipos diferentes deste benefício.
Além disso, existem aposentadorias específicas para pessoas com deficiência, para pessoas que trabalham com atividades insalubres, trabalhadores rurais e pessoas que trabalham na educação.
Estas pessoas são classificadas como “geração do direito adquirido”. Assim, possuem bastante tempo de contribuição, e em muitos casos, já possuem tempo suficiente para se aposentar. O que muitos procuram, é obter benefícios e vencimentos maiores, a partir do descarte das contribuições previdenciárias mais baixas, para realizar o cálculo do valor da aposentadoria.
Desta forma, com algumas contribuições maiores, sobre o teto previdenciário, o valor da aposentadoria aumenta significativamente.
A regra só é possível de ser utilizada, para pessoas que podem se aposentar com idade mínima, e eliminar a maioria das contribuições, só permanecendo os 15 últimos anos de contribuição. Mas o homem deverá ter no mínimo 65 anos e a mulher, 61 anos.
Estas pessoas são as que mais poderão se beneficiar com as novas regras da previdência para a aposentadoria. Portanto, se você estiver nesta faixa de 50 a 59 anos, tome cuidado, é possível que você obtenha as maiores vantagens se não for afobado e solicitar a primeira opção que o site do Meu INSS ofertar.
Existem situações que esperar por algum tempo ou procurar contribuições que o INSS desconsidera, pode, com certeza, oferecer um maior valor para aposentadoria.
Estas pessoas, podem ser enquadradas nas regras de transição, e optar por aquela que é mais vantajosa para ele.
Recomenda-se que o segurado busque ajuda de um profissional do direito, e analise bem a sua situação. Qualquer erro, agora, é para o resto da vida.
Estas pessoas fazem parte do grupo de “vácuo previdenciário”, pois deverão contribuir ainda por mais 20 anos para se aposentar por idade, o que é bom para o INSS e ruim para o trabalhador.
Apesar de não ser muito vantajoso, esperar para receber aposentadoria, faz com que estas pessoas saem da maioria das vantagens oferecidas pela Previdência para aposentadoria.
Assim, a recomendação é de que essas pessoas procurem maneiras alternativas para complementação de renda como: aplicações, seguros e investimentos, como uma aposentadoria complementar.
Em qualquer uma das opções de idade, procure estudar bastante sobre como você conseguirá se aposentar. Não opte pela aposentadoria, como se você fosse comprar uma roupa.
Normalmente, muitas opções servem justamente para confundir as pessoas.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…