Saiba qual é a importância da biotina na dieta

0

A biotina, também conhecida como vitamina B7/B8, desempenha funções importantes para o corpo, principalmente nas atividades enzimáticas. Destas funções, temos como principais a prevenção da queda de cabelo, melhora na saúde da pele e do sangue, inclusive do sistema nervoso. Por isso, alguns especialistas citam que ela está ligada a prevenção de alguns sintomas da depressão.

A carência de biotina na dieta geralmente acarreta em queda de cabelo, pele descamada e ressecada; além de inchaços e dores na língua, perda de apetite, perda de peso, conjuntivite, alucinações, formigamento nos membros, insônia e cansaço. 

Apesar de ser uma carência nutricional rara em pessoas saudáveis, ela tende a aparecer em maior frequência nas mulheres grávidas ou lactantes, pessoas que sofrem de diabetes, fumantes e as que fazem hemodiálise.

Por isso, ingerir alimentos que possuem biotina é essencial para manter um corpo mais saudável.

Confira a lista dos principais alimentos ricos em biotina. Imagem: Freepik/reprodução

Alimentos com biotina

  • Soja
  • Nozes
  • Farelo de trigo
  • Farelo de aveia
  • Amendoim
  • Ovo cozido
  • Fígado de boi
  • Carne de porco 
  • Salmão
  • Couve-flor
  • Leite
  • Avelã
  • Amêndoa
  • Ervilha
  • Banana
  • Sementes de girassol
  • Castanha de caju
  • Arroz branco
  • Cevada

Além disso, em alguns casos, o corpo por algum motivo específico não consegue absorver a biotina vinda destes alimentos. Desta maneira, suplementos farmacêuticos surgem como uma solução mais rápida e fácil de repor esta vitamina. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a ANVISA liberou a comercialização da biotina somente em associação de polivitamínicos. Por isso, não há disponível apresentação de biotina isolada para comercialização, a qual deverá ser manipulada.

Uma receita bem fácil para prevenir a deficiência de biotina é ingerir 1 ovo cozido no café da manhã durante, pelo menos, quatro vezes por semana. Ao fazer isso, além de suprir esta carência alimentar, seu corpo ganha mais imunidade devido às inúmeras propriedades do ovo.

Contudo, o indicado é sempre ingerir a dose indicada pelo seu médico de confiança. 

Veja mais notícias sobre Saúde e Bem Estar

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.