Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba o que é previdência complementar. Esse é um tema cada vez mais relevante no contexto da aposentadoria. Com as mudanças que a última reforma efetuou no sistema previdenciário, é importante entender o que é a previdência complementar para garantir uma renda melhor no futuro.
Pensando nisso, separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
A previdência complementar, também conhecida como previdência privada, é um tipo de plano de aposentadoria oferecido por entidades privadas, como garantias e fundos de pensão. Conforme o próprio nome já diz, ela tem como objetivo complementar a previdência social pública, proporcionando uma renda adicional na fase de aposentadoria.
Ela tem algumas características exclusivas, que a diferem da Previdência Social. Veja algumas das principais:
A principal característica dela é a adesão voluntária, ou seja, não é obrigatória como a previdência social. Assim sendo, os indivíduos têm a liberdade de escolher se desejam aderir a um plano de previdência complementar e em qual instituição.
Ademais, a previdência complementar envolve uma seleção de reservas ao longo do tempo, por meio de contribuições regulares. Essas reservas são investidas em diferentes ativos financeiros para buscar rentabilidade e crescimento ao longo do período de contribuição.
Além das características citadas acima, os optantes da previdência complementar ainda contam com alguns benefícios na aposentadoria. Assim sendo, no momento da aposentadoria o participante desse tipo de previdência tem direito a receber benefícios na forma de uma renda mensal ou pagamento único, dependendo do tipo de plano escolhido.
Na previdência complementar, existem dois tipos principais de planos: contribuição definida e benefício definido. No plano de contribuição definida, as contribuições são fixas, e o valor do benefício a ser recebido no futuro depende do montante acumulado e do desempenho dos investimentos.
Já no plano de benefício definido, estabelece-se, então, um valor de benefício futuro, e as contribuições são ajustadas para garantir esse valor.
Por fim, alguns planos de previdência complementar oferecem ainda a possibilidade de resgatar o valor acumulado antes da aposentadoria. Seja em casos de necessidade financeira ou em situações pré-definidas, como doença grave ou invalidez.
Ela apresenta diversas vantagens, tais como:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…