O contribuinte tem direito às deduções quando incluir na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2023 determinados gastos que foram capitalizados no ano anterior. Por isso que hoje, indicaremos o que é possível deduzir do Imposto de Renda 2023.
As deduções são feitas para diminuir a renda tributável de uma pessoa para fins do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). No entanto, é necessária uma consideração cuidadosa porque nem todas as despesas são dedutíveis e há restrições quanto a isso.
Não demorará muito para que os contribuintes comecem a enviar suas declarações de imposto de renda de 2023. A porta de entrada para o recebimento do documento normalmente abre em março, e o público tem até o final de abril, para enviar uma declaração preenchida à Receita Federal.
Durante esse período, você será responsável por encaminhar informações sobre seus lucros e perdas de 2022.
O banco de dados da Receita Federal registrará as deduções e créditos para a declaração de imposto de renda de 2023 à medida que os dados forem inseridos. Para obter esses descontos, você precisa comprovar exatamente quanto gastou no ano anterior. Por esse motivo, guarde todos os documentos relevantes.
São muitas as deduções do Imposto de Renda em 2023, ou formas de diminuir a carga tributária. Essas deduções estão atreladas aos hábitos de consumo do cidadão durante o último ano, mas são limitadas para não prejudicar a receita do governo federal.
As seguintes despesas podem ser categorizadas como deduções:
Ao contrário de outros serviços, não há limite máximo para o custo deste. No entanto, é essencial que esses custos sejam contabilizados no modelo de declaração completa. As deduções com saúde podem incluir:
A dedução máxima permitida neste caso é de R$ 3.561,50 por pessoa por ano. Sendo assim, as despesas educacionais do contribuinte ou dependente são dedutíveis se forem para:
Prestados aos titulares de planos de pensões estruturados sob a forma de regimes plano gerador de benefício livre (PGBL). O desconto se limita em 12%.
É possível doar até 6% do seu IR anual para causas nobres ao longo do ano, como Fundo da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, Programa de Incentivo à Arte e Cultura, Programa de Incentivo à Produção Audiovisual, entre outros.
Então, comece a se organizar, e junte todos os documentos comprobatórios. Assim, quando iniciar o processo de entrega do IR, você não terá que correr para juntar toda a documentação.
Por fim, não esqueça: você precisa guardar os comprovantes pelo período de 5 anos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…