Hoje, contaremos para você como zerar seu IPTU com essas dicas.
2023 está só começando, mas já inicia trazendo dores de cabeça com as contas do Imposto Predial Territorial Urbano, bem como todos os anos.
No entanto, existem algumas maneiras de conseguir descontos ótimos, e, em alguns casos, até zerar essa conta.
Buscando ajudar você a entender melhor como esses descontos funcionam, nós separamos algumas das principais informações sobre este assunto para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber como zerar o IPTU, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre isso e quem sabe até ganhar isenção sobre esta conta!
O IPTU é uma sigla que significa imposto predial territorial urbano, que nada mais é, do que mais uma forma que o Governo tem de arrecadar dinheiro.
Todos os anos, os cidadãos que residem em no território urbano precisam contribuir com este imposto, que, geralmente, tem os boletos distribuídos no início do ano para que os cidadãos tenham mais tempo para se organizar e manter as obrigações em dia com as leis do Governo.
Todos os cidadãos, com propriedades na zona urbana em seu nome precisam contribuir com o IPTU.
Se o indivíduo em questão tiver mais de uma propriedade, então ele precisará pagar mais de um imposto, já que os boletos são distribuídos conforme a quantidade de imóveis.
Como o IPTU é arrecadado pelo Governo Municipal, os boletos podem ser encontrados na prefeitura. No entanto, a maioria dos municípios distribui os boletos casa a casa para que os cidadãos tenham mais praticidade e conforto para pagar os impostos.
Existem alguns casos que o governo municipal oferece descontos para a população. Entretanto, como é um imposto que a prefeitura recebe. Cada município tem um jeito diferente de fornecer esses descontos. Por exemplo, a prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, está oferecendo um desconto de 20% para os cidadãos que estão com as obrigações tributárias em dia ou participam de algum programa de incentivo do Governo.
Em outro caso, na capital do Rio de Janeiro, quem pagar o IPTU à vista tem um desconto de 7% no valor total, já em São Paulo, o desconto é de 3% para pagamento em uma só cota.
Por isso, para saber quais são as possibilidades de desconto em sua cidade é necessário ir até a prefeitura para se informar.
Também existem alguns casos onde o cidadão fica isento de pagar o IPTU, a qual é o caso dos aposentados e pensionistas do INSS.
Essa regra é válida para todo o país, e, para conseguir a isenção, o interessado deve procurar a prefeitura para fornecer os dados necessários. Assim, o órgão responsável faça uma análise e conclua se o mesmo preenche os requisitos para ser isento do imposto.
Agora que você já sabe como zerar o seu IPTU, é só passar na prefeitura de sua cidade para se informar melhor sobre os descontos que estão sendo fornecidos no imposto.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…