A consulta de precatório do INSS é muito importante para que os contribuintes saibam se possuem valores retroativos de benefícios para receber. No entanto, nem todos sabem como fazê-la. Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você saiba como fazer consulta de precatórios do INSS. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Precatórios são pagamentos que o Governo Federal faz a cidadãos que obtiveram vitória na Justiça em ações contra a União, que não cabem mais recursos. Dessa forma, os precatórios do INSS são valores que os contribuintes que ganharam causas do órgão na justiça, tem para receber.
O Conselho da Justiça Federal (CJF) está encaminhando aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) do país a programação financeira necessária para o pagamento dos precatórios federais, no valor total aproximado de R$23,2 bilhões, referente ao exercício de 2023.
Esses pagamentos destinam-se aos cidadãos que tiveram vitória na Justiça em ações contra a União e que têm o direito de receber valores acima de 60 salários mínimos. Desse modo, em 2023, os contribuintes irão receber as ordens que os juízes emitiram entre os dias 2 de julho de 2021 e 2 de abril de 2022. Ao todo, serão 89.144 processos, o que beneficiará aproximadamente 148.341 pessoas.
Para fazer a consulta de precatório no INSS, basta seguir os seguintes passos:
Além disso, é importante ressaltar que esse procedimento vale apenas para consultar processos que já estejam em andamento na justiça e não contempla uma consulta específica para precatórios. Desse modo, caso você queira obter informações sobre precatórios em si, pode ser necessário entrar em contato diretamente com o INSS ou com o setor responsável pela gestão dos precatórios no órgão.
Fazer a consulta de precatório do INSS é fundamental para acompanhar o status do processo e ficar informado sobre o pagamento. Isso porque, essa consulta permite ao beneficiário verificar se o valor será depositado diretamente em sua conta bancária ou se será emitido um alvará judicial para retirada na agência bancária.
Além disso, a consulta também possibilita identificar possíveis divergências ou erros nos dados cadastrais, garantindo que o pagamento seja realizado corretamente.
Por fim, agora que você já sabe como fazer consulta de precatório no INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…