Você sabia que a depressão pode dar direito a benefício do INSS?
A depressão é uma doença que afeta uma grande quantidade de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão.
Por ser uma doença que afeta a qualidade de vida e o desempenho profissional das pessoas, muitas vezes é necessário recorrer ao seguro social, o INSS, para obter benefícios durante o tratamento.
No entanto, é preciso entender melhor como funciona o benefício do INSS concedido pela depressão. Para isso, reunimos algumas informações pertinentes para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira.
Antes de compreender se a depressão pode dar direito a benefício do INSS, é importante entender o que ela é e como afeta a vida de quem sofre com essa doença.
Primeiramente, precisamos ressaltar que a depressão é um transtorno mental que causa tristeza profunda, isolamento social e desânimo.
Além disso, ela ainda gera perda de interesse em atividades do dia a dia e distúrbios do sono e alimentação.
De acordo com alguns especialistas, os sintomas da depressão ainda prejudicam a vida profissional e pessoal do paciente, e, em alguns casos extremos, podem desencadear diversos problemas físicos.
Sendo assim, surge a dúvida: será que a depressão dá direito a benefício do INSS.
A resposta para essa pergunta é: depende.
Para os casos em que a depressão esteja impedindo a pessoa de trabalhar, é possível sim recorrer aos benefícios do INSS.
Porém, para ter acesso a esses benefícios, é necessário estar inscrito no INSS e atender aos requisitos necessários. Além disso, é preciso ainda, passar em perícia médica do INSS, onde o médico irá avaliar a situação do paciente e determinar qual benefício ele tem direito.
É importante lembrar que, para ter direito aos benefícios do INSS, o paciente precisa apresentar laudo médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho.
Os benefícios que as pessoas que sofrem de depressão podem solicitar ao INSS são: o Auxílio-doença e Aposentadoria por incapacidade permanente.
Sendo assim, o Auxílio-doença é um benefício concedido ao trabalhador que ficar incapacitado para o trabalho ou atividades habituais por mais de 15 dias consecutivos em decorrência de uma doença ou lesão.
Por outro lado, a Aposentadoria por incapacidade permanente é um benefício concedido ao segurado que, após passar por perícia médica do INSS, for considerado incapaz para o trabalho em caráter permanente.
Se você é portador de depressão, pode solicitar os benefícios do INSS seguindo o seguinte passo a passo:
Durante a perícia, o médico avaliará as condições de saúde do paciente e irá determinar se ele tem direito aos benefícios do INSS.
Gostou de saber se depressão pode dar direito a benefício do INSS? Então deixe sua opinião nos comentários!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…