Saber como efetuar o saque doença do FGTS é muito importante para ter um apoio financeiro nos momentos mais delicados da vida. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem qual a forma correta de fazer isso.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você entenda a maneira correta de efetuar esse saque.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros. Além do saque em situações como demissão sem justa causa e aposentadoria, existe também a possibilidade do saque por motivo de doença grave.
Dessa forma, o saque doença do FGTS é um direito que todos os trabalhadores brasileiros acometidos por alguma doença grave têm direito. Contudo, como dito acima, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre como fazer esse saque.
Portanto, confira abaixo todas as instruções básicas.
Primeiramente, para efetuar o saque doença do FGTS é necessário entender as condições. Isso porque não é qualquer tipo de doença que permite o saque do benefício.
Assim sendo, para ser elegível, é necessário que o trabalhador ou um de seus dependentes tenha uma doença grave, como:
Além disso, é importante ter em mãos os laudos médicos e documentação que comprove a necessidade do tratamento.
Ademais, para solicitar o saque doença do FGTS, é necessário reunir alguns documentos específicos. São eles:
Dessa forma, para efetuar o saque doença do FGTS é necessário procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. Lá, o trabalhador deverá preencher um requerimento específico, que o próprio banco disponibiliza.
Por fim, depois da solicitação, a Caixa Econômica Federal tem um prazo de até 15 dias para analisar o pedido e dar uma resposta ao trabalhador.
Dessa maneira, caso a resposta seja positiva, o saque é autorizado e o valor fica disponível para saque em uma conta vinculada ao FGTS.
O valor disponível para saque doença do FGTS corresponde ao saldo total da conta vinculada do trabalhador.
Além disso, é importante ressaltar que, mesmo efetuando o saque do FGTS por motivo de doença, o trabalhador não perde os direitos ao seguro-desemprego nem à multa rescisória.
Existem outros direitos que podem auxiliar o trabalhador durante o tratamento de uma doença grave. O auxílio-doença, por exemplo, é um benefício do INSS que garante uma renda mensal para o trabalhador durante o período em que ele estiver incapaz de realizar suas atividades laborais.
Agora que você já sabe como efetuar o saque doença do FGTS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…