Corrigir informações no CNIS é muito importante para evitar problemas, visto que esse documento registra todas as informações sobre a vida laboral e previdenciária dos trabalhadores. Contudo, a maioria dos cidadãos encontra dificuldade para acessar e corrigir divergências neste documento.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você saiba como corrigir informações no CNIS e assim, possa evitar os problemas que os erros neste documento podem acarretar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Bem como mencionando acima, o Cadastro Nacional de Informações Sociais, mais conhecido como CNIS, é um importante banco de dados que registra as informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros.
No entanto, é comum ocorrerem falhas ou divergências nas informações registradas no CNIS, o que pode prejudicar a vida profissional e previdenciária do indivíduo.
Dessa maneira, é importante saber como corrigir informações no CNIS a fim de evitar esses problemas. Para isso, basta seguir as seguintes orientações:
Primeiramente, para corrigir informações no CNIS é necessário verificar se há algum erro ou divergência nas informações registradas. Desse modo, acesse o site do INSS, faça o login com seus dados pessoais e consulte seu extrato previdenciário. Então, analise atentamente todas as informações e compare com seus registros pessoais, como carteira de trabalho e contracheques.
Assim, caso identifique algum erro, anote todas as informações incorretas para facilitar o processo de correção.
Ademais, depois de identificar os erros, é importante reunir a documentação necessária para comprovar a informação correta. Por exemplo, se houver um registro de vínculo empregatício que não corresponde à realidade, você precisará apresentar contra cheques, documentos de admissão ou rescisão, entre outros, que comprovem sua versão.
Além disso, seja o mais completo e organizado possível, uma vez que isso agilizará o processo de correção.
Com a documentação em mãos, você deverá agendar um atendimento em uma agência do INSS ou fazer uma solicitação online, pelo app ou site, caso seja possível.
Dessa maneira, no atendimento presencial, explique o erro identificado e apresente todos os documentos que comprovam a correção necessária. Entretanto, na solicitação online, anexe todos os documentos digitalizados e preencha o formulário disponível.
No entanto, em ambos os casos, é importante fornecer todas as informações solicitadas de forma clara e precisa para evitar novas divergências e possíveis eventualidades.
Por fim, após fazer a solicitação de correção, é fundamental acompanhar o status do processo. Para isso, o INSS disponibiliza um número de protocolo que permite consultar o andamento da sua solicitação.
Dessa forma, caso o órgão não realize a correção no prazo especificado ou você não esteja satisfeito com a resposta recebida, é recomendável buscar um auxílio jurídico para garantir seus direitos. Assim, você poderá ter informações mais precisas e garantirá uma atualização eficiente dos seus dados do CNIS.
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