O empréstimo consignado é uma forma de operação usual entre as pessoas com rendimentos fixos, que desejam conseguir um recurso extra nos momentos de dificuldades.
Entre os usuários mais comuns estão os aposentados do INSS e demais trabalhadores do setor público. Contudo, muitos indivíduos ainda não conseguem diferenciar o empréstimo consignado e o crédito pessoal. Mesmo assim, esse tipo de operação é uma das modalidades de empréstimo que se destaca entre as diversas transações do mercado de finanças. Isso se deve a facilidade de acessar essa forma de contrato que acaba sendo o mais usado.
Embora sendo uma contratação bem comum, muitos ainda desconhecem as características e os principais benefícios do empréstimo consignado.
Quer entender melhor essa modalidade de empréstimo, conhecer suas características e benefícios? Continue a leitura até o final!
O empréstimo consignado é a modalidade de crédito em que há o desconto das parcelas diretamente no holerite do trabalhador, aposentado ou pensionista. Ou seja, a forma de quitar o débito acontece automática e diretamente na folha de pagamento do contratante.
Sendo assim, com o desconto do empréstimo consignado acontecendo diretamente no contracheque do indivíduo, o contratante passa a receber os rendimentos mensais já com a diferença, de acordo com as parcelas firmadas no contrato.
Essa forma de contratação pode contemplar um grande número de trabalhadores e usuários de benefícios do INSS. Ela pode ocorrer através de um empréstimo consignado ou ainda por meio de um cartão próprio. Portanto podem ter acesso a essa modalidade de empréstimo:
Em função dos critérios e regras que o crédito em consignação possui ele traz muitos benefícios. Pois essas normas consideram uma diversidade de fatores e muitos deles ajudam a tornar esse modelo de empréstimo mais vantajoso.
Primeiramente é preciso entender que a margem consignável representa o limite que o indivíduo terá direito de comprometer, referente aos seus rendimentos ao empréstimo consignado. No momento essa margem é de 35% do rendimento líquido mensal e ainda mais 5% para utilização no cartão de crédito consignado.
O parcelamento não tem um prazo fixo para todos os casos, e pode variar de acordo com algumas condições específicas. Entretanto, a quitação pode ocorrer em prazos que variam entre 84 até 96 meses. Porém, as normas variam de acordo com vários fatores como:
Por fim vale destacar que essa forma de crédito traz algumas vantagens em relação aos demais formatos. Entre essas vantagens temos:
Esses benefícios e facilidades tem ligação direta com os riscos de inadimplência e a dispensa de análise de crédito, pois existe a garantia de pagamento, uma vez que o desconto é diretamente na folha do contratante.
Agora que você conhece as diferenças entre o empréstimo consignado e o crédito pessoal, já sabe qual modalidade escolher na hora de contratar crédito. Volte para mais informações!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…