RUPI KAUR: Poemas, obras e biografia

0

Rupi Kaur é uma poeta feminista contemporânea, escritora e uma artista intensa. Ela é popularmente conhecida como Instapoet pela atenção que ela ganha online com seus poemas no Instagram. Ela publicou em 2015 um livro de poesia e prosa intitulado “milk and honey” (Outros jeitos de usar a boca, no Brasil). O livro aborda os temas violência, abuso, amor, perda e feminilidade.

“A dor que todas as pessoas experimentam na vida e a leveza que faz com elas vençam tudo isso, suas vidas e suas histórias e seu amor são o que me mantém viva, o que me move a escrever”, declarou a escritora.

“Algumas questões são pessoais e só assim é que consigo transmitir tão bem as emoções. As que não aconteceram a mim, aconteceram às mulheres à minha volta, uma prima, uma amiga ou uma vizinha. Todas as histórias são não-ficção, mas nem todas são sobre mim”, afirma a poeta.

Rupi Kaur - poemas

Famosa por trabalhar com tabus

Em 2015, a poeta ficou conhecida por publicar uma foto na qual se encontra deitada de costas e exibindo uma pequena mancha de menstruação, o que lhe rendeu enorme censura nas redes sociais. A imagem fazia parte de um ensaio para o curso de retórica visual da Universidade de Waterloo, na qual abordava esse tabu.

“Obrigada, Instagram, por fornecer a resposta exata que meu trabalho foi criado para criticar. Vocês deletaram a minha foto duas vezes, afirmando que ia contra as diretrizes da comunidade. Eu não vou pedir desculpas por não alimentar o ego e orgulho de uma sociedade misógina, que terá o meu corpo em uma roupa íntima, mas não está de acordo com um pequeno vazamento quando as suas páginas estão cheias de incontáveis fotos onde mulheres (muitas menores de idade) são objetificadas, pornificadas e tratadas como menos que humanas.”

Rupi Kaur - Famosa no Instagram por abordar temas polêmicos

Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur

Ana Guadalupe, também poeta e tradutora da edição de “Outros jeitos de usar a boca” em português, explica: “Ela trata de temas e experiências que todas nós, mulheres, já vivemos. E faz isso de um jeito extremamente corajoso, sem afetação, sempre tomando as rédeas da própria narrativa de dor, prazer e descoberta”.

Abaixo, separamos alguns poemas desta enorme obra para que você possa se deliciar!

Rupi Kaur- outros jeitos de usar a boca

O que o sol faz com suas flores – Rupi Kaur

“o que o sol faz com as flores” é uma coletânea de poemas profundos sobre crescimento e cura. Ancestralidade e honrar as raízes. Expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. Portanto, foi organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. Uma grande celebração do amor em todas as suas formas.

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.