Uma ótima notícia para os brasileiros! O programa Bolsa Família terá mais uma parcela com valor mínimo de R$ 600 disponibilizada amanhã (17). Isso, pois, o próximo lote de pagamento está sendo liberado na segunda quinzena de abril.
Embora haja o desejo entre os inscritos de receber o Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) em abril antecipado pelo Governo Lula, os pagamentos estão seguindo o calendário tradicional que terá fim no dia 28 de abril. Continue acompanhando esta matéria para conferir todos os detalhes!
Antes de tudo, mudanças foram feitas para ajustar o novo Bolsa Família em 2023. Confira abaixo quais são as principais mudanças confirmadas pelo Governo Federal.
Contudo, as condicionantes do Bolsa Família retornam. Sendo assim, para receber o benefício, as famílias terão que arcar com contrapartidas.
A princípio, as regras para os beneficiários receberem o Bolsa Família 2023 (Auxílio Brasil) seguem conforme os anos anteriores. Dessa forma, para receber os valores, é necessário responder às condições abaixo:
Nesse caso, para se inscrever no Novo Bolsa Família, a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e manter os dados atualizados nos últimos 2 anos.
A saber, caso esteja dentro dos requisitos de renda e não esteja inscrito, é necessário ir ao responsável pelo programa Bolsa Família na prefeitura de sua cidade para realizar o cadastramento no CadÚnico.
Mas é válido salientar que estar cadastrado é um pré-requisito, mas não impõe a entrada imediata da família no benefício. Afinal de contas, a cada mês, o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automática, as famílias que serão incluídas.
De antemão, a ministra do Desenvolvimento, Simone Tebet (MDB) mencionou que o pente-fino que pretende cortar os fraudes no Bolsa Família 2023 está acontecendo desde o pagamento de março.
Dessa forma, o Novo Bolsa Família é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), à frente. No entanto, há um trabalho em conjunto com Tebet.
“O Planejamento é um ministério meio. Nós vamos procurar dar o suporte na horizontalidade, a visão geral que nós temos. A decisão de mérito, específica, é dos ministérios fins”, informou Tebet.
É importante deixar claro que as declarações da ministra assusta os inscritos no Bolsa Família, como se todo o programa fosse sofrer o efeito do corte.
Com isso, serão excluídos os cadastros irregulares, que somam 1,5 milhão de pessoas. “Vai formar fila e não vai resolver. Nós adiamos por 60 dias o bloqueio porque ao bloquear todo mundo corre para fila da assistência social para pedir o desbloqueio”, disse a ministra.
Confira abaixo as datas de pagamentos conforme o calendário oficial:
Veja também: GRANDE AVISO GERAL para cidadãos com carteira assinada e no INSS
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…