Retenção de água: como saber, o que fazer?

0

A retenção de água ou “edema” é um acúmulo de líquidos dentro de um tecido. Pode ser causado por várias patologias, mas também pode ser devido à falta de atividade física. Mas como combate esse problema? Veja o que fazer, a seguir!

retenção de água

O que é retenção de água?

A retenção de fluidos é um termo que na verdade se refere a edema, geralmente nos membros inferiores do corpo. O edema é devido a um mau funcionamento do corpo, geralmente uma insuficiência venosa.

A diminuição da circulação causa um acúmulo de fluido, que, então, migra para os tecidos e cria inchaço. Os tornozelos e os pés são as partes do corpo mais afetadas pela retenção de líquidos, simplesmente por causa da gravidade.

Causas de retenção de água

Existem várias causas para o edema dos membros inferiores: é feita uma distinção entre as causas locais e gerais.

Na causa local, há insuficiência ou trombose venosa. A insuficiência venosa se deve à desaceleração da circulação devido a uma alteração das válvulas, as pequenas válvulas que impedem o sangue de descer em tempos normais.

A trombose venosa, por outro lado, refere-se à formação de um coágulo em um vaso sanguíneo, obstruindo assim a circulação.

Existe linfedema. Trata-se de um edema causado por disfunção do sistema linfático. Isso é muito raro, mas também pode ser uma complicação do tratamento do câncer de mama.

Entre as causas gerais, é claro, está a insuficiência cardíaca, que é, portanto, a incapacidade do coração de bombear o sangue adequadamente.

Outras causas, como problemas pulmonares ou renais, hepatite, problemas de proteínas no sangue, disfunção da tireoide.

Calor, flutuações hormonais e medicamentos são fatores que promovem a retenção de água.

Onde os líquidos ficam retidos?

Na maioria dos casos, os edemas localizam-se na região inferior, simplesmente pela gravidade. Por isso podem desaparecer quando você está deitado ou ao levantar as pernas.

Edemas nos pés ou nas pernas, portanto, geralmente refletem uma patologia geral, causada por má circulação do sangue nas veias.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.