Restituição Imposto de Renda: Mudei de conta bancária, como receber? Descubra aqui

Como veiculado aqui no Brasil 123, na quinta-feira (30) foi realizado o pagamento do 2º lote da restituição imposto de renda de 2022.

Dessa forma, na ocasião o pagamento foi realizado diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração.

Você mudou de conta e agora quer saber como proceder? Siga a leitura e tenha todas as orientações.

Foto: Reprodução

Restituição Imposto de Renda com mudança de conta

Se a sua restituição ainda não foi liberada, ou seja, se você ficou para um próximo lote, você pode providenciar a alteração, mediante uma declaração retificadora, e assim, alterar os dados para a nova conta bancária.

Pode ainda utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.

Agora, se a sua restituição já foi processada e liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por 1 ano para resgate. Assim, para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.

Além disso, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), ou ainda corrigir as informações e solicitar um novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil.

Fique atento ao prazo, pois se o valor não for resgatado dentro de um ano, a restituição é devolvida para a Receita Federal. A restituição poderá ser requerida pelo contribuinte no prazo de 5 anos, contados da data em que a restituição foi encaminhada ao banco.

Leia ainda: Senado aprova o AUXÍLIO BRASIL DE R$ 600! Saiba quais são os próximos passos

Quando será o pagamento do próximo lote?

As restituições de imposto de renda 2022 contemplam ao todo 5 lotes, sendo que os 2 primeiros já foram executados.

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

29 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Por que não recebi minha restituição?

A primeira providência a tomar é consultar a situação da sua restituição.

As principais situações para não ter recebido a restituição são:

  • Ainda não chegou a sua data de recebimento, de acordo com o cronograma;
  • Você está retido em malha fiscal;
  • Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e a sua restituição será utilizada para compensá-las;
  • As informações da sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.

Veja também: VALE GÁS EM DOBRO: Saiba quando devem começar os pagamentos

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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