Antes de mais nada, queremos perguntar a você: Sabe o que são as relações interpessoais no trabalho? Sabe como manter boas relações interpessoais na empresa e sua importância para garantir um ambiente de trabalho com mais qualidade? É importante compreender que as relações interpessoais no trabalho interferem diretamente em sua vida cotidiana. Do mesmo modo que, permite que você consiga lidar de forma mais acertada no mundo a sua volta e com os seus colegas e superiores. Para te ajudar, o Brasil 123 separou hoje, diversas informações interessantes. Confira agora mesmo.
As relações interpessoais no trabalho são os vínculos que se criam com todas as pessoas que pertencem ao ambiente de trabalho. Assim, todas as pessoas que você tem contato em função do seu trabalho fazem parte de suas relações interpessoais. Podendo ser: superiores, colegas de trabalho, fornecedores, clientes, profissionais da limpeza, porteiros, ascensoristas, dentre outros.
Acima de tudo é preciso entender que as relações interpessoais são muito importantes para criar um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Do mesmo modo que é possível classificá-las em relações interpessoais boas ou ruins, e acima de tudo, entender que esta classificação representa a diferença entre adoecer ou não no mundo do trabalho.
Quando o clima organizacional é pesado, estressante, quando vivemos em um ambiente rodeado de fofocas, tentativas de “puxar o tapete”, tratamento grosseiro!
Todo o ambiente de trabalho, antes de mais nada, possui baixos níveis de estresse. Neste sentido, sabe-se que muitas vezes um pouco de estresse é necessário para a obtenção de resultados satisfatórios. Estudos indicam que o estresse em níveis normais, são benéficos para o desempenho pessoal na empresa.
Entretanto, em um ambiente de trabalho onde o assédio moral está presente, com certeza estará longe de alcançar resultados positivos. Em outras palavras, o assédio moral significa a exposição sucessiva de uma pessoa ao constrangimento e humilhação. Este fato pode, por vezes, não ser visível, mas estar presente em atitudes, gestos e comportamentos. Do mesmo modo que é preciso nos policiar para que não sejamos nós os praticantes do assédio moral.
Geralmente empresas preocupadas com as boas relações interpessoais têm o hábito de medir o clima organizacional constantemente. Neste sentido, as empresas procuram possuir políticas claras e divulgadas em toda a empresa. Assim, todos os funcionários sabem das regras de tratamento, comportamento e ética que organizam as relações.
Boas relações interpessoais não significam que na empresa todos são amigos, ou seja, todas as pessoas que você tem contato em função do seu trabalho.
Desta forma, não podemos tratar e ser tratados como membros da família no ambiente do trabalho!!
Siga essas dicas e garanta um ambiente de trabalho melhor fazendo a sua parte. Definitivamente é possível concluir que você estará garantindo um ambiente melhor para todos.
Essa atitude, conta pontos para você dentro da empresa!!!
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