Relacionamento abusivo: o que é e sinais de que você está em um

4

“Como saber se estou em um relacionamento abusivo?” Essa é uma das perguntas mais realizadas ultimamente. Um assunto que sempre foi tabu e nem todos estão dispostos a falar sobre. Mas, apesar disso, machuca e mata muitas mulheres e homens. Não é à toa que está ganhando cada vez mais visibilidade na mídia.

Sabe quando você sente que está o tempo todo está cuidando para não “pisar em ovos”? Ou quando o parceiro quer controlar toda a sua vida e com quem anda? São atos que mesmo não estando relacionado à violência física, fazem parte de um relacionamento abusivo.

Ele é quando ocorrem chantagens, controles, violência contra o parceiro com o intuito de manipular. Geralmente, pessoas abusivas sofrem com megalomania, transtornos de personalidade histriônica ou bipolaridade.

Pensando neste assunto que é tão importante e de conhecimento de poucos, o Brasil 123 decidiu preparar um artigo com os principais sinais e quando um “simples cuidado” passa a extrapolar limites.

Sinais de alerta de um relacionamento abusivo

Homens e mulheres utilizam a desculpa de “cuidado” para justificar um abuso. Não deixam a esposa ou namorada sair com roupa curta por cuidado. Mulheres lêem conversas de Whatsapp escondidas do marido por cuidado para que nenhuma outra dê em cima, desconfiança do próprio companheiro.  E é exatamente onde tudo começa: com o fim da privacidade, desconfiança, controle de roupas e perseguição (que pode ser por coisas mínimas).

Alguns sinais de relacionamento abusivo são:

  • Traições
  • Violência física
  • Abuso de sarcasmo e ironia
  • Diminui a sua autoestima
  • Tenta controlar amizades
  • Define suas roupas
  • Chantagem emocional
  • Culpa você por tudo de ruim que acontece
  • Ameaça cometer suicídio se você terminar

Existem muitos outros. Entretanto, estes são os principais deles. Uma pesquisa realizada pelo site Rabisco da História sobre o assunto perguntou aos entrevistados o que o parceiro abusivo costumava fazer e os resultados foram esses:

Relacionamento abusivo: o que é e sinais de que você está em um

Um paradoxo constante

A mesma pesquisa perguntou aos entrevistados se eles já haviam sido abusivos em algum relacionamento, a resposta foi a seguinte:

Como você pode ver, 48,4% dos entrevistados afirmam que nunca foram abusivos. Entretanto, todos nós temos atitudes tóxicas para o outro. A entrevista mostra o paradoxo em que temos facilidade em encontrar os erros cometidos pelo parceiro enquanto não vemos os erros que nós mesmos cometemos.

Uma prova disso está na quantidade de pessoas que não sabem se já estiveram em um relacionamento abusivo e quantas já estiveram. O número não bate: como que 77% já sofreu com isso mas quase 50% dos entrevistados nunca foram abusivos? Existe um paradoxo entre as respostas.

Relacionamento abusivo: o que é e sinais de que você está em um

E então, você já passou por um relacionamento abusivo? Conte sua história nos comentários!

Leia Também:

4 Comentários
  1. […] os atos sexuais e até mesmo sangramentos. A falta dela pode ocorrer por inúmeros motivos como  relacionamento abusivo, rotina estressante, ansiedade e problemas psicológicos. Para descobrir qual a causa específica, […]

  2. […] que mais causaram polêmicas no ano de 2020 quando foi lançado. Claramente aborda a história de um relacionamento abusivo e a romantização de um sequestro. O sucesso na Netflix glamoriza a Síndrome de […]

  3. […] possuem mais voz para falar sobre o assunto. Ele faz parte de uma das características de um relacionamento abusivo, já que o homem faz sexo com a mulher sem o consentimento. Lembre-se: você não tem permissão […]

  4. […] Relacionamento abusivo: o que é e sinais de que você está em um […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.