Temos clareza de que o Brasil abriu as fronteiras para receber famílias de refugiados no Brasil, sejam eles de qualquer país, mas principalmente, venezuelanos. A pergunta que fica é: os refugiados estrangeiros podem receber Auxílio Brasil? Pois esta é a pergunta que hoje pretendemos responder com este artigo.
Segundo informações do Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a resposta é SIM!!! Famílias de refugiados estrangeiros, residentes em qualquer região do Brasil, recebem Auxílio Brasil. Dados apresentados pelo próprio ministro, atualmente são aproximadamente 50 mil famílias de refugiados venezuelanos que estão recebendo o benefício.
De acordo com o Ministro, neste mês de outubro, os pagamentos do benefício finalizaram nesta última terça-feira, dia 25 de outubro, e foram pagos para mais de 21 milhões de famílias. No que se refere à questão de zerar as filas de espera, o ministro afirma que atualmente não há nenhuma família em situação de extrema pobreza na fila de espera do Auxílio Brasil, desde que tenha seu cadastro do CadÚnico atualizado.
E finaliza que, destas famílias que receberam o Auxílio Brasil, 210 mil famílias estão recebendo o benefício e possuem emprego formal. Assim, o objetivo do programa está sendo atingido, que é, ajudar as famílias a terem autonomia, e desta forma, recebem o estímulo de trabalharem de maneira formal, com todas as garantias trabalhistas que têm direito.
De maneira a evitar que o benefício do Auxílio Brasil seja bloqueado ou suspenso, é necessário que todas as pessoas que foram convocadas para realizar a atualização cadastral, o façam até o dia 11 de novembro. Data esta que já foi prorrogada por algumas vezes, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que estavam com o CadÚnico desatualizado desde os anos de 2016 e 2017.
Sabemos que o CadÚnico é importante para receber todos os benefícios assistenciais do governo federal, é importante a sua atualização e assim, manter além do Auxílio Brasil, outros benefícios como:
Quando o representante familiar faz a inscrição no CadÚnico, ele fica ciente de que necessita fazer a atualização dos dados a qualquer tempo, sempre que houver mudanças:
E ainda, se não houver nenhuma alteração de dados cadastrais, o responsável familiar deverá fazer a atualização dos dados a cada 2 anos.
Então, a partir destes dados informados, o Ministério da Cidadania faz análise do cadastro, e o cruzamento deles com outros dados, e concede os benefícios. Veja: somente junto com o valor base do Auxílio Brasil, existem mais 9 benefícios básicos e complementares possíveis de recebimento. Sendo assim, aproveite essas dicas para garantir seus direitos.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…