Recife amanhece sem ônibus em greve dos motoristas nesta terça (22)

Capital pernambucana registra um alto nível de caos para os trabalhadores que precisam de transporte. Greve começou às 00h

1

A cidade do Recife, em Pernambuco, amanheceu sem ônibus circulando nesta terça-feira (22). O que se vê nas ruas nesta manhã é um cenário de caos e de incerteza. Os rodoviários avisaram com antecedência que fariam esse greve.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a paralisação começou às 00h e não tem hora para terminar. O próprio sindicato pediu para que os empregados nem fossem para as garagens, terminais e integrações da cidade.

Imagens aéreas da imprensa mostram que as garagens das principais empresas de ônibus estão cheias de ônibus. Carros da Polícia Militar estão por lá para tentar evitar qualquer tipo de confusão. Seja como for, não se viu nenhum tipo de confusão até a publicação desta matéria.

Como os empregados avisaram antes que fariam essa greve, a Justiça exigiu que os sindicatos mantivesses 70% dos ônibus circulando nos horários de pico. Não é possível saber se eles estão cumprindo isso ainda. Mas o que se vê nas ruas são poucos ônibus.

O metrô do Recife anunciou que vai aumentar a frota dos trens justamente nestes horários de pico. A ideia é tentar diminuir a confusão para os trabalhadores que precisam de transporte. O Sindicato disse que a greve só vai acabar quando a Justiça atender os seus pedidos.

Greve de ônibus

Os motoristas são contra aquilo que eles chamam de “dupla função”. É que as empresas do Recife estava permitindo que os ônibus circulassem sem cobradores. Assim, os motoristas acabavam tendo realizar os dois trabalhos.

Uma lei municipal impediu essa prática das empresas. Mas o fato é que algumas semanas depois a Justiça suspendeu essa lei e os ônibus puderam voltar a circular sem cobradores. Agora, os motoristas pedem a volta da lei anterior.

A associação que representa as empresas de ônibus, Urbana PE, disse que a greve é ilegal.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.