Modernismo Brasileiro – Questionário e atividade

0

O modernismo foi um período brasileiro que começou após a Semana de Arte Moderna no ano de 1922. Em suma, o período é marcado por fortes referências e revoluções culturais, tendo três fases divergentes entre si. A primeira é conhecida como “fase heróica” que traz características revolucionárias com o intuito de romper com a cultura de outros países, tendo uma apenas brasileira. O folclore juntamente com as tradições foram valorizados e enaltecidos. A segunda fase durou até o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. A prosa de ficção se consolida na literatura juntamente com o “romance de 30”. Por fim, há a “geração de 45” que marca a última fase com influência do parnasianismo e a preocupação estética e rima. Com base nisso, marque abaixo quais são as alternativas corretas  e some as pontuações para que se possa obter o resultado final: 

 

1- O Movimento Pau Brasil surgiu na segunda fase do modernismo brasileiro e demarca o extremo nacionalismo que tinha como finalidade a exclusão de todas as culturas européias do país. Foi aprovado pelo movimento Verde-Amarelo, de 1926.

 

2- A primeira fase do Modernismo brasileiro ocorreu em 1889, com a chegada da República Oligárquica e a Política Café com Leite. O período é marcante e recheado de contestações sociais juntamente com a tentativa de ter uma cultura sem influências românticas ou barrocas trazidas da Europa. Delfim Moreira foi uma figura marcante da época. 

 

4- Delfim Moreira morreu no dia  1 de julho de 1920 e fazia parte do Partido Republicano Mineiro. Foi ele quem contestou os pensamentos racistas de filósofos como Hegel e Montesquieu sobre a América Latina e Oriente como a China. Mudou a visão européia, que via o Brasil apenas como uma tentativa de cópia: mostrou que os brasileiros também sabiam como fazer a própria cultura. 

 

8-  A “Geração de 30” compreende o período em que houve o governo de Getúlio Vargas, presidente brasileiro que pôs fim à República Velha. Muitos historiadores defendem a ideia de “ditadura” entre 1930 e 1937 juntamente com a aproximação dos mais pobres, uma característica marcante do Estado Novo. 

 

16- Cassiano Ricardo criou o Movimento Verde e Amarelo que tinha como objetivo a exclusão da influência européia sobre a cultura brasileira. As tendências eram nativistas e em 1927 transformou-se no Grupo da Anta. Após isso, surgiu o movimento Antropofágico em parceria com a artista Tarsila do Amaral (1886-1973). 

A somatória correta sobre Modernismo é:

a) 7 B) 24 c) 30 d) 25 e) 17

Letra B está correta.

Leia mais: Modernismo: o que foi e contexto histórico

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.