Questão 137 – Correção completa Enem 2020 – matemática

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Questão 137: uma empresa de ônibus utiliza um sistema de vendas de passagens que fornece a imagem de todos os assentos no ônibus, diferenciando os assentos mais vendidos por uma cor mais escura dos assentos ainda disponíveis. A empresa monitora, permanentemente, o número de assentos já vendidos e compara-o com o número total de assentos do ônibus para avaliar a necessidade de alocação de veículos extras.

Na imagem, tem-se a informação dos assentos vendidos e dos ainda disponíveis em determinado instante:

A razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos  desse ônibus, no instante considerado na imagem é de:

a) 16/42

B) 16/26

c) 26/42

d) 42/26

e) 42/16

Questão 137 – Correção completa Enem 2020 – matemática

A equipe Brasil 123 deixou bem claro um termo durante o enunciado: Razão. Vestibulares costumam usar palavras diferentes para que os alunos se confundam, sendo que pede apenas a divisão.

Portanto, o primeiro passo para realizar esse exercício é que você conte quantos bancos estão em tons escuros, que ao todo são 16 deles. Após isso, é necessário descobrir quantos assentos ao todo possui esse meio de transporte (não somente aqueles que estão desocupados). O enunciado deixa claro que deseja a quantidade TOTAL deles e não aqueles que ainda estão disponíveis.

Consequentemente, ao contar descobre-se o valor de 42 (bastava também ver qual era o valor do último dele caso estive com mais presa). Dessa forma, a razão do número de assentos que já forma vendidos pelo total que possuem é de 16/42.

Como estudar matemática para o Enem?

O primeiro passo é aprender os conceitos básicos relacionado ao tema, como por exemplo, a própria fração. Para isso, realize inúmeros exercícios e coloque em prática o que aprendeu.

Outra dica é colocar em prática a interpretação de texto. Por exemplo, a questão número 112 que falava sobre umidade e cartões em química. Ele dizia que uma loja usa cartões indicadores de umidade na embalagem de produtos com sal de cobalto, queriam saber o que deveria ser feito para eliminar a coloração.

Se o próprio texto já afirma que o tom rosado se dá pela água, por que alguns estudantes marcaram que deveria borrifar mais água para eliminar a coloração? São esses pequenos deslizes de interpretação que fazem com que os vestibulandos percam enormes pontuações.

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