Se você quer ser MEI e não sabe como se cadastrar, então está no lugar certo! Se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) pode ser a oportunidade ideal para quem está pensando em formalizar seu negócio.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer o cadastro. E, sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você saiba o passo a passo completo de como se cadastrar no programa do Microempreendedor Individual.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O programa do Microempreendedor Individual oferece inúmeras vantagens para empreendedores que estão buscando formalizar seu negócio. Isso porque além de contar com benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e a possibilidade de emitir notas fiscais, o MEI tem alguns benefícios tributários, como a isenção de impostos federais.
Assim sendo, confira abaixo o passo a passo completo de como se cadastrar para o programa:
Primeiramente, antes de iniciar seu cadastro como MEI, é importante verificar se você se enquadra nas condições necessárias. A principal delas é ter um faturamento anual de até R$ 81 mil.
Além disso, o MEI só pode ter, no máximo, um empregado cadastrado.
Então, o próximo passo é acessar o Portal do Empreendedor, o site oficial do Governo Federal onde é possível realizar o cadastro como MEI.
Sendo assim, no portal você encontrará todas as informações necessárias e poderá iniciar o processo de forma rápida e simples.
Ademais, ao acessar o Portal do Empreendedor, você deverá preencher um formulário com seus dados pessoais. Desse modo, forneça as seguintes informações:
Depois de preencher os dados pessoais, será necessário escolher a atividade principal do seu negócio. Para isso, o MEI oferece uma lista de atividades permitidas, como:
Portanto, selecione aquela que melhor se enquadra na sua área de atuação.
Por fim, outra etapa do cadastro é informar o endereço do seu negócio.
Para isso, você poderá cadastrar o endereço da sua residência, caso trabalhe em casa, ou o endereço do imóvel onde está estabelecido o seu negócio.
Além disso, é importante informar corretamente todos os dados para evitar problemas futuros.
Dessa maneira, no próprio Portal do Empreendedor, será gerado o seu número de CNPJ, que será necessário para realizar diversas transações comerciais.
Ademais, é importante ressaltar que, após o cadastramento, você deverá realizar o pagamento mensal da contribuição para o INSS, que, geralmente, é de 5% do salário mínimo vigente. Dessa forma, você estará garantindo seus direitos previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria.
Agora que você, que quer ser MEI, já sabe como se cadastrar, coloque essas dicas em prática e formalize-se!
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