O Governo Federal trabalha para implementar um novo programa social, batizado por Auxílio Brasil, que prevê nove benefícios, e muito importante destacar, incluindo os atuais beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).
A Medida Provisória 1061/21 dita as diretrizes do novo formato e cria os programas Auxílio Brasil e Alimenta Brasil em substituição, respectivamente, ao Bolsa Família e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O programa contempla nove tipos de ações de transferência de renda por meio de benefícios financeiros concedidos às famílias em situação de extrema pobreza e de pobreza.
Vale ressaltar que os critérios que definem as faixas de enquadramento nas duas situações ainda serão definidos por regulamento do Poder Executivo, ou seja, poderão sofrer alterações em vista do que é aplicado atualmente.
Dito isso, haverá o chamado núcleo básico das ações de transferência de renda, que inclui:
Nos dois primeiros casos, o benefício será pago por integrante que se enquadre na situação exigida. Já no último caso, será calculado por integrante e pago por família.
As famílias que se enquadrarem nos critérios poderão receber simultaneamente mais de um auxílio financeiro, até o limite de cinco por família.
É importante mencionar que, durante a entrega do texto do programa na Câmara, o ministro da Cidadania, João Roma, declarou que o valor dos benefícios deverá ser definido até o final de setembro, e que a expectativa do governo é começar a realizar os pagamentos em novembro.
Como tem sido veiculado, o presidente Jair Bolsonaro projeta um aumento de, no mínimo, 50% no valor médio do Bolsa Família, que atualmente é de R$ 189.
Para se manter como beneficiário do Auxílio Brasil, de acordo com a MP, a família precisa cumprir, no mínimo, as seguintes condições:
Demais critérios ainda serão avaliados pelo Executivo.
As famílias beneficiárias que tiverem aumento da renda poderão ser mantidas no Auxílio Brasil pelo período de até 24 meses, desde que a renda per capita familiar permaneça inferior a até 2,5 vezes o teto definido para a situação de pobreza.
Os atuais beneficiários do Programa Bolsa Família poderão ter direito ao Benefício Compensatório de Transição, com o objetivo de compensar uma eventual redução no valor total dos benefícios recebidos por conta do enquadramento no novo programa.
Vamos agora falar sobre os outros benefícios que integram o Auxílio Brasil:
Outra novidade do Auxílio Brasil é o Programa Alimenta Brasil, em substituição ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003. A finalidade do programa continua sendo promover o acesso à alimentação por meio de compras governamentais e de incentivos à agricultura familiar.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Confira ainda: Garanta o seu dinheiro do auxílio! CAIXA libera os saques da 5ª parcela nesta quarta; veja o calendário
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…