Tem dúvidas se precisa entregar a declaração do imposto de renda 2022? Aqui nesse artigo você vai conhecer as situações de obrigatoriedade de apresentar a declaração.
Em 2022, o imposto de renda (IR) completa 100 anos de existência. Ele foi instituído com apenas um artigo e oito incisos na Lei Orçamentária de 31 de dezembro de 1922.
O prazo de envio a declaração do IR 2022 é até o dia 29 de abril. Se você está obrigado a entregar a declaração e perder o prazo, saiba que será cobrada multa pelo atraso.
Quem tem que declarar imposto de renda? Saiba se você está obrigado – Foto: Blossom / ShutterstockOs cidadãos (pessoas físicas), residentes no Brasil, que no ano-calendário 2021 se enquadraram em uma das situações a seguir estão legalmente obrigados a enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal.
Como mencionado, quem estiver obrigado e não enviar a declaração até o fim do prazo legal, recebe multa pela falta ou pelo atraso na entrega. Além disso, enquanto não enviar a declaração, a pessoa fica com seu CPF na situação “pendente de regularização”.
Você está obrigado se:
O cidadão não precisa enviar a declaração se:
Mesmo que não seja obrigada, qualquer pessoa pode enviar a declaração, desde que não conste em outra declaração como dependente. Por exemplo, uma pessoa que não é obrigada, mas teve imposto sobre a renda retido na fonte, pode enviar a declaração para obter a sua restituição.
São permitidos:
Fonte: Receita Federal
Veja ainda: Auxílio Brasil: Nova rodada de R$ 400 está confirmada! Veja quando começa
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…